AO VIVO Últimas Notícias
13/06/2024 12h05 | Atualizado em 13/06/2024 12h05

Especialista lista dicas de como montar um currículo estratégico e usar Linkedln

De acordo com o especialista em RH, é de extrema importância que o currículo deve ser organizado e não ser muito extenso

Especialista lista dicas de como montar um currículo estratégico e usar Linkedln Foto: ilustrativa/Freepik
Lucas Pereira

Na busca por uma vaga de emprego, a elaboração de um currículo estratégico pode fazer toda a diferença e fazer com que um profissional consiga se destacar entre os demais. Pensando em auxiliar profissionais em busca da oportunidade, o professor César Lessa, docente de Recursos Humanos da Estácio, compartilha valiosas orientações sobre como criar um currículo que se destaque.

De acordo com o especialista, um bom currículo deve ser tratado como uma peça de publicidade, montado especificamente para a vaga desejada. “Ele deve conter o máximo de informação relevante, com o mínimo de detalhe. O objetivo é despertar a curiosidade do selecionador, destacando informações autênticas e explicáveis pelo candidato”, explica.

Lessa destaca a importância de um currículo específico para cada vaga, adaptando as competências e experiências às necessidades do cargo pretendido. Ele cita um exemplo marcante de uma mulher que, ao se candidatar a uma vaga de estágio em marketing em um laboratório farmacêutico, enviou seu currículo em uma caixinha de remédio, com seu nome escrito em caroços de arroz, como pílulas, e uma bula personalizada. “Esse é um currículo estratégico, montado para chamar a atenção, e chamou tanto que a convidei para a entrevista”, relembra.

A organização do currículo é um ponto crucial, diz o professor. Ele recomenda iniciar com a identificação do candidato, incluindo nome e formas de contato, como telefone e e-mail. “É importante ter um e-mail formal, evitando endereços que possam ser vistos de forma pejorativa”, alerta.

Na seção de experiências profissionais, Lessa sugere listar os empregos anteriores em ordem cronológica inversa, incluindo nome da empresa, período de atuação e competências desenvolvidas. “Selecione apenas as experiências relevantes para a vaga”, aconselha.

A formação acadêmica também deve ser incluída, mencionando cursos e conhecimentos adicionais sem especificar necessariamente o nome das instituições, a menos que sejam de grande prestígio. Experiências extracurriculares, como trabalho voluntário e viagens, podem ser mencionadas para mostrar o interesse do candidato em se desenvolver continuamente.

Ele ressalta ainda que a escolha do modelo deve ser atraente e refletir a personalidade do candidato, sem exagerar em cores e fontes. “O fator determinante é a clareza das informações”, afirma.

Para inscrições em plataformas online, Lessa destaca a importância de adaptar o currículo aos termos utilizados na divulgação da vaga. “É crucial usar palavras-chave que tornem o currículo atraente para a plataforma e relevante para a vaga pretendida”, explica.

LIVE SOBRE LINKEDIN

Quem está em busca de maneiras de impulsionar a carreira e fortalecer a presença no mercado de trabalho poderá participar da live “Decole sua carreira com o LinkedIn e cresça sua marca profissional”, que será transmitida no próximo dia 26 de junho, às 18h, ao vivo, pelo YouTube.

Promovida pela Estácio, a iniciativa conta com a presença de Fabiana Jesus, psicóloga, mentora e LinkedIn TopVoice Carreira 2024, o evento proporcionará insights e estratégias para que os participantes possam aproveitar ao máximo o potencial do LinkedIn na construção de suas marcas profissionais. Para participar da live “Decole sua carreira com o LinkedIn e cresça sua marca profissional”, basta acessar o canal do YouTube no dia e horário marcados.

LEIA MAIS: Procura por emprego? Conheça as vagas do SineBahia para esta quinta-feira (13)

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).