AO VIVO Últimas Notícias
28/11/2023 19h23 | Atualizado em 28/11/2023 20h52

Senado brasileiro aprova o protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul

O Brasil foi o último país a aceitar o pedido, com Uruguai, Argentina e Paraguai já concordando com o ingresso boliviano

Senado brasileiro aprova o protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul Foto: Ricardo Stuckert/PR/Flickr
Edimário Duplat

Nesta terça-feira (28/11), o Senado Federal aprovou o protocolo de adesão da entrada da Bolívia ao Mercado Comum do Sul (Mercosul). Com apenas dois senadores contra, o aceite do Congresso segue para ratificação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Bolívia iniciou seu pedido de adesão em 2006, com o Mercosul aceitando a integração um ano depois. Entretanto, o acordo final foi assinado apenas em 2015 com os parlamentares de cada um dos países-membros precisando aprovar a proposta de entrada.

O Brasil foi o último país a aceitar o pedido, com Uruguai, Argentina e Paraguai já concordando com o ingresso boliviano. Atualmente, a Bolívia era apenas um membro associado ao Mercosul, do lado de Chile, Peru e Colômbia. A Venezuela segue suspensa desde 2017 por conta do descumprimento de obrigações previstas em acordo.

Segundo o protocolo, a Bolívia deve adotar o acordo normativo vigente do Mercosul de forma gradual, em no máximo quatro anos a partir da data de entrada no bloco. No mesmo prazo, o país deve adotar a nomenclatura comum do Mercosul, a tarifa externa comum e o regime de origem do bloco.

A  companhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!