Nome de Lula, Edinho Silva assume comando nacional do PT
O ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva foi apoiado pelo presidente Lula para sucessão de Humberto Costa
Por Da Redação.
O Partido dos Trabalhadores (PT) definiu, nesta segunda-feira (8), seu novo presidente nacional: Edinho Silva foi eleito para liderar a sigla pelos próximos anos, após o Processo de Eleições Diretas (PED), realizado no domingo (7). A votação, que ocorreu simultaneamente em instâncias municipais, estaduais e nacional, foi validada mesmo com questionamentos judiciais em Minas Gerais — a Justiça do Distrito Federal confirmou a legitimidade do pleito.
Aliado próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integrante da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), a mais influente dentro do partido, Edinho conquistou 73,48% dos votos e venceu a disputa interna com larga vantagem. Ele assume o lugar que vinha sendo ocupado interinamente pelo senador Humberto Costa, após a saída de Gleisi Hoffmann da presidência.
Na corrida pela liderança nacional do PT, Edinho enfrentou nomes históricos da legenda, como Rui Falcão, Romênio Pereira e Valter Pomar.
Com forte atuação na política nacional e municipal, Edinho tem uma trajetória consolidada dentro do partido. Ele já esteve à frente do diretório nacional entre 2009 e 2013, foi deputado estadual por São Paulo, e desempenhou papel central na campanha presidencial de Lula em 2022, como coordenador-geral. Durante a gestão de Dilma Rousseff, ocupou o cargo de ministro da Secretaria de Comunicação Social. Também comandou a Prefeitura de Araraquara por quatro mandatos, somando influência tanto na base quanto na cúpula petista.
Sua eleição é vista como uma sinalização de continuidade na estratégia política do PT, com foco em manter a unidade interna e ampliar a base de apoio para os próximos desafios eleitorais.
+ Ana Carolina é eleita presidente do PT em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).