'Renovação está em curso': Novo presidente do PT-BA é eleito com apoio de Éden

Novo presidente do PT-BA, Tássio Brito, diz que a renovação começou com Éden Valadares e segue com sua gestão

Por João Tramm.

O recém-eleito presidente do Partido dos Trabalhadores na Bahia, Tássio Brito, afirmou em entrevista exclusiva ao Aratu On que sua eleição representa a continuidade de um processo de renovação iniciado em 2019, ainda na gestão de Éden Valadares. Com mais de 73% dos votos válidos no Processo de Eleições Diretas (PED), considerado o maior já realizado pela sigla no estado, Tássio rebateu críticas de que o pleito teria apenas reproduzido a vontade de lideranças históricas do partido.

“Éden foi o início do processo de renovação que a gente fez. E, desse ponto de vista, nós estamos seguindo adiante com esse processo de renovação. Agora, a renovação não é um processo estagnado, ela é dinâmica”, afirmou o novo dirigente, que contou com o apoio do próprio Éden e do senador Jaques Wagner.

+ Ana Carolina é eleita presidente do PT em Salvador

Com apoio de Éden, novo presidente do PT-BA afirma:

+ Nome de Lula é eleito presidente nacional do PT

Tássio enfatizou que sua candidatura foi fruto de uma composição plural. “Na chapa que me apoiou, teve forças políticas que estavam na gestão de Éden e outras que eram oposição a ela. Isso mostra que a renovação está em curso e é compreendida como necessária pela base do PT”, avaliou.

Ainda segundo ele, o desafio agora é consolidar um programa que preserve os avanços das últimas gestões, mas que também corrija falhas e se projete para o futuro. “A votação expressa a compreensão ampla da base do PT de que esse processo de renovação deve continuar. É uma questão que se impõe, independentemente da vontade individual. Toda organização precisa se renovar”, finalizou.

Éden: "O metrô da renovação partiu em 2019"

Éden Valadares, presidente do partido até setembro, também conversou com a reportagem e destacou que o recado dado nas urnas foi claro. Para ele, o resultado representa um apoio massivo à renovação de quadros dentro da legenda.

“Na outra chapa havia quatro ex-presidentes do PT. Colocamos um nome novo, apostamos na renovação e a militância nos deu quase 75% dos votos. É algo inconteste”, disse. “O metrô da renovação no PT Bahia partiu da estação em 2019 e não vai dar marcha à ré.”

Segundo Éden, a missão agora é fortalecer a unidade do partido nos territórios, ampliar o diálogo com a base e aliados, e trabalhar pela reeleição de Jerônimo Rodrigues no estado e de Lula à presidência da República.

PT realiza PED; Foto: Reprodução/@tassiobrito

Trajetória

Formado em Comunicação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Tássio Brito já ocupou a direção da UNE e da Juventude do PT, atuou no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e esteve diretamente envolvido na campanha de Jerônimo em 2022. Até então, exercia o cargo de secretário de Finanças do PT Bahia.

Com a nova função, ele terá o desafio de manter a coesão interna e conduzir o partido nas eleições municipais de 2024 e gerais de 2026 — num momento em que a sigla busca atualizar suas estratégias sem perder sua identidade histórica.

Veja discurso após vitória de Tássio:

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.