Ana Carolina é eleita presidente do PT em Salvador
Ana Carolina substitui Cema Mosil na presidência do PT em Salvador
Por Matheus Caldas.
A militante Ana Carolina foi eleita, nesta segunda-feira (7), presidente do diretório municipal do PT em Salvador. Ela recebeu 2.611 votos, o equivalente a 75% dos 3.664 votos válidos, registrando a maior votação da história do Processo de Eleições Diretas (PED) do partido na capital baiana. Ela substitui Cema Mosil.
A apuração, iniciada no domingo (6), foi concluída na manhã desta segunda-feira. A ampla vantagem confirma Ana Carolina como liderança de convergência, resultado de articulação entre diferentes correntes internas e diálogo com movimentos sociais e militantes nos bairros. Ela concorreu com Bete Wagner, a candidatura conjunta Gilcimar Brito-Marli Carrara-Petra Peron, além de Professora Marize e Uarlen.
+ Prefeitura regulamenta uso de bicicletas e patinetes elétricos; veja regras
"Essa foi a eleição mais mobilizada da história do PT em Salvador. A votação que tive é a maior já registrada no PED na cidade, proporcionalmente também. É reflexo de uma grande unidade construída entre as forças políticas e sociais do partido, com diálogo direto com a militância, com as zonais e com os territórios populares", afirmou Ana Carolina.
+ Lula decide não sancionar aumento do número de deputados, diz coluna
Ela destacou ainda que sua gestão pretende reposicionar o partido com um perfil mais alinhado à esquerda, ampliando a presença nos territórios e no debate urbano da capital baiana. Hoje, o PT tem apenas uma vereadora na Câmara Municipal, Marta Rodrigues.
"A cidade tem uma desigualdade profunda, agravada por um modelo político que governa Salvador de costas para o povo. Vamos construir um partido mais presente nas lutas do povo soteropolitano e apresentar um projeto alternativo, popular e participativo", disse.
Leia mais: Colbert Martins, ex-prefeito de Feira, assume cargo na Prefeitura de Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).