Em Dia do Outdoor, empresários falam sobre importância da publicidade em mídia física; "já faz parte do urbanismo da cidade"
O Dia do Outdoor é comemorado em toda a Bahia desde 2009; este ano, a instituição homenageada foi as Obras Sociais Irmã Dulce
Trinta e um de agosto é o Dia do Outdoor. Para celebrar essa data, que é comemorada em todo o estado desde 2009, a Central de Outdoor Seccional Bahia realizou um evento especial, em homenagem aos profissionais da área e ao trabalho das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
Em entrevista ao Aratu On, o presidente da Central de Outdoor da Bahia, Vinícius Linhares, ressaltou a importância dos outdoors tanto para os empresários, quanto para os consumidores do estado. Para ele, os outdoors, que ocupam a cidade há décadas, já fazem parte da nossa paisagem urbana.
“Comemoramos o Dia do Outdoor há 13 anos, esse é um dia muito especial para a gente e para os afiliados da Central. O outdoor já faz parte do urbanismo da cidade de Salvador, não agride a cidade. A gente tem um decreto muito bem feito, a gente cumpre. Não é uma cidade poluída, é uma cidade harmoniosa. A gente fez uma pesquisa anos atrás, e a aceitação é de 90%. Isso é muito difícil no meio, ser aceito dessa forma”.
O outdoor foi uma das primeiras mídias de divulgação de serviços e produtos do mundo. Lá na Grécia Antiga, por exemplo, já eram gravadas mensagens em rolos de madeira, que eram expostos para quem quisesse ver. E a moda pegou: atualmente, a Bahia é considerada um líder quando se fala no uso organizado de outdoors.
“Precisamos lembrar que a capital baiana foi a primeira do Brasil a ter uma legislação de ordenamento do espaço visual na década de 70. Também, nos anos 90, foi a primeira a ter estruturas de ferro padronizadas como base dos painéis. Quando o assunto é outdoor, a Bahia lidera em muitos aspectos”.
Diretora geral da Rocha Comunicação, Vera Rocha é associada à Central de Outdoor e trabalha com esse tipo de mídia há anos. Na opinião dela, por mais que o marketing digital seja essencial, as mídias mais tradicionais ainda têm um papel extremamente importante no desenvolvimento do comércio local.
“Eu acho o outdoor uma mídia excepcional. Salvador é uma cidade privilegiada nesse meio, porque tem a situação geográfica das encostas. Mas, também, sempre teve a sorte de ter boas gestões na Central de Outdoor. Além disso, os outdoors têm um impacto comprovado por pesquisas, na vida do consumidor. A população de Salvador curte o outdoor. Quando você vai fazer uma campanha que precisa de uma resposta muito rápida, ele é fantástico. Quando você vai lançar um produto, começar uma promoção… em todas as situações, impacta, ele avisa à cidade o que está acontecendo”.
HOMENAGEM DO ANO
Este ano, as Obras Sociais Irmã Dulce, fundadas em 1959, foram as grandes homenageadas do evento. O objetivo da Central, de acordo com Vinícius Linhares, é ajudar o projeto, que está precisando de doações.
“Sabemos bem que o projeto passa por uma grave crise financeira. Por essa razão, estamos nos mobilizando para destacar o legado de Santa Dulce, as curas promovidas pelos centros de saúde, e chamar a atenção para a importância de fazer qualquer doação”, apontou ele.
Superintendente da OSID, Maria Rita Pontes acredita que essa homenagem vai chamar ainda mais a atenção para o trabalho da instituição, e ressalta que a lembrança da Central veio em boa hora: este ano, fazem 30 anos que Santa Dulce morreu, no dia 13 de março de 1992.
“Ela continua presente em suas obras mesmo após o falecimento, há 30 anos. Foi uma surpresa essa homenagem. Nós somos parceiros da Central há muitos anos, e foi uma alegria. Primeiro que, com uma homenagem dessa, a gente se sente honrado. Exatamente nesse ano tão marcante. Também é uma oportunidade de lembrar o propósito das Obras, a causa que é defendida pelas Obras Sociais Irmã Dulce, que é de todos nós. Todos os baianos, brasileiros, que conhecemos a primeira santa brasileira, a Santa Dulce dos Pobres”.
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