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15/03/2022 17h22 | Atualizado em 15/03/2022 17h49

Quais empresas deram mais problemas aos baianos em 2021? Procon responde 

Entre as empresas que não atenderam as reclamações dos consumidores estão a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), Casas Bahia, Oi, Zurich Seguros, FACS Serviços Educacionais e Coelba.

Quais empresas deram mais problemas aos baianos em 2021? Procon responde  Foto: Michele Brito/Ascom-SJDHDS
Da Redação

As empresas de telefone, água e esgoto, escolas e cartão de crédito registraram o maior número de reclamações feitas pelos consumidores no ano de 2021. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (15/3), pela Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-BA), durante evento que celebra o Dia Mundial do Consumidor, realizado no museu Eugênio Teixeira Leal, em Salvador.

Os dados estão reunidos no Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2021, que apresenta o levantamento dos atendimentos realizados pelo órgão no ano passado. Ao todo, o órgão da Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) realizou 29.811 atendimentos nos postos instalados em diversas localidades da Bahia. Já através do atendimento virtual, por meio do site Consumidor.gov.br, foram realizados 84.017 mil atendimentos.

LISTA

No ranking dos assuntos mais reclamados, o produto telefone é o que registra o maior número de queixas, com 24%. Já os serviços de água e esgoto aparecem em segundo lugar com 15% das reclamações. As escolas e instituições de ensino superior respondem por 12% das queixas e cartões de crédito e telefonia móvel são 11% das reclamações. Entre as áreas mais reclamadas no Procon-BA, 46% referem-se a produtos; 17% assuntos financeiros; 16% serviços essenciais; 16% serviços privados; e 5% saúde.

Ao todo, o Procon-BA contabilizou 66% de atendimento e 34% de não atendimento. Entre as empresas que não atenderam as reclamações dos consumidores estão a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), Casas Bahia, Oi, Zurich Seguros, FACS Serviços Educacionais e Coelba.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas foi apresentado pela diretora de Atendimento do Procon-BA, Adriana Menezes, e está disponível no site da SJDHDS. “O cadastro é um documento claro e transparente, que possibilita ao consumidor ter acesso aos dados de atendimentos em números, oferecendo ainda o poder de fazer a melhor escolha na hora de contratar ou adquirir um produto, ou serviço”, disse o superintendente do Procon-BA, Tiago Venâncio.

DIA DO CONSUMIDOR

A data relembra o discurso que o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez em 15 de março de 1962, no qual defendeu que todo consumidor tem direito à segurança, à informação, à escolha e ao direito de ser ouvido. No Brasil, a data assume um significado especial, já que foi quase no mesmo dia, em 11 de março, só que em 1991, que entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor.

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Fonte: Da redação