O site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi alvo de um ataque cibernético e teve a aba onde se encontra a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) substituída por uma bandeira da Argentina pelos criminosos.
O ataque ocorreu na quarta-feira (8/9). A Declaração é um documento obrigatório para qualquer pessoa que queira entrar no Brasil durante a pandemia e teria sido preenchido incorretamente pelos membros da seleção argentina, que afirmaram que quatro atletas não tinham passado pelo Reino Unido nos últimos 14 dias.
A informação veio à tona e causou a suspensão do jogo contra o Brasil, no último domingo (5/9), pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.
"Não ficamos de "quarenta" para passear pelos seus servidores. Vamos ser expulsos também?", escreveram os hackers na página.
O ataque deixou o formulário da Anvisa fora do ar por cerca de 1h30, mas não afetou outros sistemas. O órgão alegou que vai acionar a Polícia Federal. "Diante a ação criminosa ocorrida na tarde desta quarta-feira, a Agência está acionando de imediato a Polícia Federal e adotando as medidas técnicas cabíveis", disse.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Fonte: Da redação