Forte explosão em navio gera pânico no Porto de Aratu e moradores filmam; situação teria ocorrido em setor de gás
Informações ainda não confirmadas oficialmente apontam que a explosão foi originada no Pier 2, no setor de gás. Um grande nuvem de fumaça, contudo, foi vista saindo da embarcação.
Uma forte explosão foi ouvida, no final da manhã desta quinta-feira (9/9), por quem estava nas proximidades do Porto de Aratu, que fica na Região Metropolitana de Salvador.
Testemunhas disseram que a ocorrência se deu em um navio ancorado na região. Informações ainda não confirmadas oficialmente pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros apontam que a explosão foi originada no Pier 2, no setor de gás.
Uma grande nuvem de fumaça, contudo, foi vista saindo da embarcação. Testemunhas registraram, em vídeos, a ocorrência e o clima de tensão no local.
Explosão leva pânico ao Porto de Aratu-1. pic.twitter.com/515d68GN6m
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) September 9, 2021
Explosão leva pânico ao Porto de Aratu-2. pic.twitter.com/Q2PhJ9Ggku
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) September 9, 2021
Explosão leva pânico ao Porto de Aratu-3. pic.twitter.com/v1Kr54C1Xf
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) September 9, 2021
Em nota, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) informou que houve uma explosão isolada dentro do navio Forte São Marcos e, felizmente, não huve vítimas na ocorrência.
CONFIRA O COMUNICADO NA ÍNTEGRA:
Sobre a ocorrência, dentro do navio Forte São Marcos, atracado no Terminal de Produtos Gasosos (TPG), no Porto de Aratu-Candeias, esta manhã, a CODEBA informa que, trata-se de uma explosão isolada, ocorrida durante o processo de desgaseificação dos tanques do navio, que precedem todas as operações de recebimento de gases.
A empresa proprietária do navio informa que não houve vítimas e que, em virtude dos tanques conterem apenas Nitrogênio (gás inerte), não há risco de nova explosão. Todos os protocolos de segurança na área portuária foram seguidos.
EMPRESA
Também por meio de nota, a empresa Navegação Elcano, responsável pelo navio, disse "que o incidente de hoje (09 de setembro) no Porto de Aratu ocorreu antes de a embarcação entrar em operação de carregamento. Não houve feridos, danos ao ambiente marítimo ou dano material significativo. A companhia esclarece ainda que as imagens captadas do incidente retratam na verdade, a atuação do sistema de segurança contra incêndio, que funcionou dentro do esperado, aspergindo água para contenção de fogo e, desta forma, solucionando o incidente".
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.