Com a ajuda de servidores do Detran, grupo que transferia carros de locadoras para nome de outras pessoas é alvo de megaoperação
Durante as ações são cumpridos três mandados de prisão e 21 de busca e apreensão em cinco cidades.
A manhã desta quinta-feira (12/8) foi agitada no bairro da Caixa DÁgua, em Salvador. Isto porque um homem suspeito de estelionato foi preso por policiais civis e equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), durante uma operação batizada Fake Rent, do Ministério Público da Bahia (MPBA).
Durante as ações são cumpridos três mandados de prisão e 21 de busca e apreensão em Salvador, Lauro de Freitas, Dias D'Ávila, Simões Filho, Camaçari e Eunápolis.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, as ações têm o objetivo de coibir fraudes e adulteração de documentos de veículos subtraídos de locadoras. Conforme as apurações do MPBA, o golpe teve início há cerca de cinco anos no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).
Ainda de acordo com as investigações, após subtrair os carros de locadoras, sendo a maioria de luxo, os fraudadores conseguiam transferir para “laranjas”, pessoas falecidas ou terceiros, que tiveram seus dados utilizados sem seu conhecimento, a partir da adulteração com a participação de servidores do Detran.
Equipes dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária (Aexpj), e Coordenação de Operações Especiais (COE) apoiam as ações do Gaeco.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.