Conselho Federal de Medicina emite alerta sobre riscos da prática de acupuntura por não médicos
Conselho Federal de Medicina emite alerta sobre riscos da prática de acupuntura por não médicos
O Conselho Federal de Medicina (CFM) determinou, depois de 20 anos de discussão sobre o tema, que apenas acupunturistas especializados, dentistas e veterinários, cada qual em sua área de atuação, estão aptos a exercer o procedimento médico.
Segundo o presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), o acupunturista Fernando Genschow, outros profissionais que atuam deliberadamente representam perigo ao paciente. Genschow diz que, por mais que esse método terapêutico tenha se popularizado no país, é um grande equívoco associar a acupuntura à uma imagem holística, transcendental, espiritual, como as “agulhinhas do bem”.
“Infelizmente, a essência da acupuntura, que é a inserção de agulhas no corpo para promover a saúde e tratar dores, várias doenças e disfunções orgânicas, como neurológicas, ortopédicas, respiratórias, tendo papel importantíssimo na prevenção e também como coadjuvante no tratamento oncológico e no pós cirúrgico, está distorcida”, afirma o presidente.
Ainda conforme o acupunturista, a prática vem sendo constantemente associada à uma espécie de SPA para que as pessoas possam relaxar. Entretanto "é importante que todos saibam que o método só pode ser exercido por médicos, justamente porque através de um diagnóstico é que entra a acupuntura, prevenindo e tratando a dor, repito, tendo um papel importantíssimo na prevenção".
“A acupuntura não é só colocar agulhas. O objetivo é atingir inervações específicas. Antes de tudo tem que ter um diagnóstico de doença. Depois, um prognóstico e, por último, uma intervenção invasiva”, explica o presidente, ao enfatizar que e todos os profissionais que não sejam acupunturistas, dentistas ou veterinários e atuam com o respaldo de seus respectivos conselhos estão extrapolando suas funções.
LEIA MAIS: PF deflagra operação de combate a fraudes em benefícios da previdência no norte da Bahia
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.