Não conseguiu justificar o voto? TSE dá 60 dias de prazo
Não conseguiu justificar o voto? TSE dá 60 dias de prazo
Os eleitores que não conseguiram justificar o voto, nesse primeiro turno das eleições 2020, terão ainda 60 dias para regularizar sua situação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou este ano o aplicativo e-Título, para que a população pudesse justificar a ausência de forma online, ao invés de comparecer a algum colégio eleitoral, e dessa forma, evitar aglomerações.
O aplicativo, no entanto, apresentou instabilidade durante todo o dia de votação. Segundo o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, a capacidade do sistema ficou comprometida devido às medidas de segurança adicionais que foram tomadas após o ataque que, no início do mês, derrubou todos os sistemas do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A partir desta segunda-feira (16/11), o eleitor terá dois meses para justificar sua ausência pelo aplicativo do e-Título, que ainda estará disponível, pelo Sistema Justifica ou pelo formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição), no site do TSE,e nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, como os cartórios eleitorais.
Quem, ainda assim, não justificar o voto, deverá pagar uma multa no valor de R$ 3,51 (por cada turno) pára regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Aquele que não votar, não justificar e não pagar a multa por três eleições seguidas terá o título de eleitor cancelado, e ficará impedido de tirar carteira de identidade ou passaporte, participar de concursos públicos, entre outras proibições.
LEIA MAIS: Aplicativo do e-Título sofre instabilidade e usuários reclamam nas redes sociais
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.