STF decide que especial de Natal do Porta dos Fundos deve permanecer disponível em plataforma de streaming
STF decide que especial de Natal do Porta dos Fundos deve permanecer disponível em plataforma de streaming
O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu com unanimidade nesta terça-feira que o "Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo", de Porta dos Fundos e Netflix, deve permanecer no ar. A atração foi alvo de um processo desde que estreou, em dezembro de 2019.
A obra de ficção humorística retrata Jesus como homossexual e foi alvo de críticas de setores religiosos da sociedade, que consideraram desonrosa a associação de Cristo com a comunidade LGBTQ+. Segundo o Uol, o último julgamento ocorreu a pedido da própria Netflix, que fez uma reclamação contra a censura de seu especial, e o resultado contrariou o parecer anterior do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
Os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski consideraram procedente a reclamação da Netflix e concluíram que não deve haver censura. "A obra não incita violência contra grupos religiosos, mas constitui mera crítica, realizada por meio de sátira, a elementos caros ao cristianismo. Por mais questionável que possa vir a ser a qualidade desta produção artística, não identifico em seu conteúdo fundamento que justifique qualquer tipo de ingerência estatal", disse Gilmar Mendes, relator do processo.
Os ministros ressaltaram a liberdade religiosa e deixaram claro que o Estado brasileiro, mesmo sendo laico, reconhece a importância de suas religiões e da grande influência cristã no país. Porém, o Supremo concluiu que os grupos religiosos que não gostarem do Especial de Natal podem apenas não vê-lo.
LEIA MAIS: Juiz determina retirada de especial de Natal do Porta dos Fundos: "mais adequado e benéfico"
LEIA MAIS: Netflix reclama no STF após cancelamento de especial do Porta dos Fundos: "vamos lutar"
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.