Deputados votam impeachment do governador do Rio de Janeiro nesta quarta-feira
Deputados votam impeachment do governador do Rio de Janeiro nesta quarta-feira
Deputados do Rio de Janeiro deverão comparecer à Assembleia Legislativa Estadual (Alerj) nesta quarta-feira (23/9) para o processo de votação que autoriza o prosseguimento do processo de impeachment do governador Wilson Witzel, processado por crime de responsabilidade e suspeita de corrupção na área da saúde.
A suspeita é que Witzel, que foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 18 de agosto, tenha cometido crime de responsabilidade por meio do recebimento de vantagens indevidas. Witzel nega que tenha cometido qualquer irregularidade à frente do governo do Rio.
“A vida me forjou nos desafios. Menino pobre, orgulho de uma doméstica e de um metalúrgico. Resistirei. Politicamente, minha história está apenas começando. Juridicamente, minha absolvição com o retorno imediato ao cargo no qual o povo me colocou é o único caminho possível”, escreveu em seu perfil do Twitter na segunda-feira (21/9).
Para que o impeachment aconteça são necessários 47 votos, o que representa dois terços do total de 70 deputados. A votação pode se estender até a quinta-feira (24/9), uma vez que cada um dos 25 partidos tem uma hora para falar, assim como a defesa do governador. Se o impeachment for aprovado pelo plenário da Casa, o caso segue para um tribunal misto formado por cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ).
O tribunal, então, formará um tribunal misto de julgamento, composto por cinco deputados e cinco desembargadores, para definir os ritos finais do processo. Ao receber a denúncia, o tribunal decretará um novo afastamento, também por 180 dias, do governador.
LEIA MAIS: Covid-19: com mais de 33 mil novos casos, Brasil chega a quase 4,6 milhões de contaminados
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.