Vira-lata caramelo estrela campanha da nova cédula de R$ 200; "não dava para deixar ele fora "
Vira-lata caramelo estrela campanha da nova cédula de R$ 200; "não dava para deixar ele fora "
O vira-lata caramelo virou a estrela de um anúncio do Banco Central (BC) sobre a nota cédula de R$ 200. Campanhas nas redes sociais pediam que ele fosse escolhido para estampar a nova nota, assim que o BC anunciou o lançamento. Mas a homenagem foi mantida para o lobo-guará, animal típico do Cerrado brasileiro, atualmente ameaçado de extinção, e escolhido em pesquisa realizada pelo BC em 2001.
Na peça publicitária, o vira-lata pede para os brasileiros receberem com o mesmo carinho o seu “primo selvagem, o caramelo do cerrado”. Ele apresenta os itens de segurança da nova cédula: marca d'água, número que muda de cor, número escondido e alto-relevo.
No final de julho, quando o BC anunciou o lançamento da cédula, a nova nota virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e surgiram memes com o vira-lata caramelo.
O deputado federal Fred Costa (Patriotas-MG) chegou a organizar um abaixo-assinado, na internet, para que a nova cédula tivesse a imagem ilustrativa do cachorro vira-lata. O político reconheceu a relevância do lobo-guará na fauna brasileira, mas considerou que o cachorro vira-lata está mais relacionado ao cotidiano dos brasileiros. Segundo o parlamentar, o objetivo era chamar a atenção para os milhares de animais domésticos que sofrem maus-tratos.
LEIA MAIS: Bebê morre após nascer no chão de maternidade em Juazeiro, na Bahia
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.