Golpes financeiros contra idosos cresceram 60% durante a pandemia, diz Febraban; veja como se proteger
Golpes financeiros contra idosos cresceram 60% durante a pandemia, diz Febraban; veja como se proteger
Um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que, desde o início da quarentena, houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (2/9), pela Agência Brasil.
O golpe do falso motoboy, por exemplo, teve aumento de 65% durante o período de isolamento social. Nele, criminosos entram em contato com as vítimas se fazendo passar pelo banco para comunicar a realização de transações suspeitas com o cartão de crédito do cliente. Usando técnicas de convencimento para obter dados, os golpistas informam que um motoboy será enviado para recolher o cartão supostamente clonado, para que sejam feitas outras análises necessárias para o cancelamento das compras irregulares.
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Para passar uma imagem de segurança, alerta a Febraban, os criminosos orientam a vítima a cortar o cartão ao meio, para inutilizar a tarja magnética, antes de entregá-lo ao motoboy. No entanto, o chip permanece intacto, o que permite que a quadrilha faça compras com o cartão, ainda que o plástico esteja partido ao meio.
Outro exemplo muito comuns são as ligações para a casa dos clientes, nas quais o estelionatário diz ser do banco e pede para confirmar algumas informações, como dados pessoais e senhas. Há também casos em que o bandido se apresenta como um “funcionário do banco” e pede para o cliente realizar uma transferência como um teste. As instituições financeiras nunca ligam para clientes para realizar transações.
Durante o período de quarentena, os bancos chegaram a registrar aumento de mais de 80% nas tentativas de ataques de phishing (anúncios falsos por meio de emails ou links compartilhados). É importante lembrar que o banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão, nem irá mandar alguém para buscar o cartão.
Também é impossível que o banco ligue para que você faça uma trasferência. Caso receba uma chamada informando que seu cartão foi clonado, desligue o telefone e ligue imediatamente para o número 0800 disponibilizado pelo banco.
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