Geral

Golpes financeiros contra idosos cresceram 60% durante a pandemia, diz Febraban; veja como se proteger

Golpes financeiros contra idosos cresceram 60% durante a pandemia, diz Febraban; veja como se proteger

Por Da Redação

Golpes financeiros contra idosos cresceram 60% durante a pandemia, diz Febraban; veja como se protegerMarcelo Casal Jr / Agência Brasil

Um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que, desde o início da quarentena, houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (2/9), pela Agência Brasil. 


O golpe do falso motoboy, por exemplo, teve aumento de 65% durante o período de isolamento social. Nele, criminosos entram em contato com as vítimas se fazendo passar pelo banco para comunicar a realização de transações suspeitas com o cartão de crédito do cliente. Usando técnicas de convencimento para obter dados, os golpistas informam que um motoboy será enviado para recolher o cartão supostamente clonado, para que sejam feitas outras análises necessárias para o cancelamento das compras irregulares.


LEIA MAIS: IBGE: Coronavírus afetou negativamente 37,5% das empresas no mês de julho


Para passar uma imagem de segurança, alerta a Febraban, os criminosos orientam a vítima a cortar o cartão ao meio, para inutilizar a tarja magnética, antes de entregá-lo ao motoboy. No entanto, o chip permanece intacto, o que permite que a quadrilha faça compras com o cartão, ainda que o plástico esteja partido ao meio.


Outro exemplo muito comuns são as ligações para a casa dos clientes, nas quais o estelionatário diz ser do banco e pede para confirmar algumas informações, como dados pessoais e senhas. Há também casos em que o bandido se apresenta como um “funcionário do banco” e pede para o cliente realizar uma transferência como um teste. As instituições financeiras nunca ligam para clientes para realizar transações.


Durante o período de quarentena, os bancos chegaram a registrar aumento de mais de 80% nas tentativas de ataques de phishing (anúncios falsos por meio de emails ou links compartilhados). É importante lembrar que o banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão, nem irá mandar alguém para buscar o cartão.


Também é impossível que o banco ligue para que você faça uma trasferência. Caso receba uma chamada informando que seu cartão foi clonado, desligue o telefone e ligue imediatamente para o número 0800 disponibilizado pelo banco.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.