Geral

Decotelli deixa Ministério da Educação antes de tomar posse após inconsistências no currículo acadêmico vazarem

Decotelli deixa Ministério da Educação antes de tomar posse após inconsistências no currículo acadêmico vazarem

Por Da Redação

Decotelli deixa Ministério da Educação antes de tomar posse após inconsistências no currículo acadêmico vazarem divulgação/Agência Senado

O recém-nomeado ministro da Educação, Carlos Decotelli, pediu demissão antes mesmo de tomar posse, na tarde desta terça-feira (30/6), sem que completasse uma semana no cargo.


As revelações que apontam inconsistências no currículo do ex-ministro dele não pararam de surgir desde que o seu nome veio a público. A última foi na noite de segunda-feira (29/6), quando a Fundação Getúlio Vargas (FGV) negou que ele tenha sido professor titular da instituição. Ao que tudo indica, essa foi a gota d'água para a permanência do economista no comando da pasta.


A informação de que Decotelli havia sido professor da FGV constava no currículo dele, mas foi corrigida pela instituição na noite de segunda-feira (29/6). Segundo a FGV, o ministro foi professor colaborador de diversos cursos de pós-graduação: "Decotelli  atuou apenas nos cursos de educação continuada, como professor colaborador, nos programas de formação de executivos, e não como professor de qualquer das escolas da Fundação”.


Antes disso, os títulos de doutor e o pós-doutor do professor, que haviam sido apontados por Jair Bolsonaro na época da nomeação, foram contestados pelas universidades correspondentes. Tanto o reitor da Universidade Nacional de Rosario, Franco Bartolacci, quanto a Universidade de Wuppertal (Bergische Universität Wuppertal), onde o professor afirma ter concluído seu pós-doutorado contradisseram as informações que apareciam em seu currículo. O documento foi editado logo depois pelo próprio Decotelli, que retirou as informações. 


Por coincidência, a saída de Decotelli do Minisério da Educação ocorre no dia em que estava marcada inicialmente a cerimônia de posse dele na pasta. Um dia antes, porém, o evento foi adiado pelo governo federal, sem comunicar uma nova data. O nome do substituto ainda não foi divulgado pelo Planalto. 


LEIA MAIS: Governo já procura nomes para substituir Decotelli no MEC após títulos de doutorado serem contestados, diz site





Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.