Celso de Mello envia inquérito contra Weintraub pra a primeira instância
Celso de Mello envia inquérito contra Weintraub pra a primeira instância
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, decidiu mandar para a 1ª instância o inquérito 4.827, que investiga o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub sobre o episódio em que ele teria cometido o crime de racismo contra chineses. O despacho foi assinado nesta terça-feira (23/6). Após anunciar sua saída do ministério da Educação, na sexta-feira (19/6), Weintraub deixou o Brasil e foi para os Estados Unidos.
O ministro determinou que a Procuradoria Geral da República se manifeste sobre onde o caso deve passar a ter andamento, se na Justiça federal ou na estadual, depois de Weintraub ter perdido o foro privilegiado no STF. Celso de Mello indicou no mesmo despacho que, de acordo com convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário, o crime de discriminação racial é de competência da Justiça Federal.
CASO
No início de abril, Weintraub usou o Twitter para questionar quem poderia sair fortalecido politicamente da crise causada pela pandemia. No texto, o ex-ministro trocou o “R” pelo “L”, numa referência ao personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, e a uma dificuldade comum dos chineses ao pronunciarem palavras em português.
Uma imagem com a bandeira da China ilustrava a publicação. O post foi apagado. Ainda no Twitter, o embaixador da China no Brasil, Wanming Yang, divulgou uma nota oficial de repúdio ao ato, que classificou de racismo contra os chineses.
LEIA MAIS: Para conter coronavírus, prefeitura de Santo Amaro decreta lockdown por cinco dias
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.