Pandemia provoca queda no atendimento a pacientes com câncer de mama
Pandemia provoca queda no atendimento a pacientes com câncer de mama
Desde o início da pandemia do novo coronavírus no país, houve uma queda no número de atendimentos em hospitais públicos de pacientes em rastreamento e tratamento para o câncer de mama. De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a redução foi de 75% em março e abril, em comparação ao mesmo período em 2019.
O levantamento abrangeu 11 hospitais públicos de todas as regiões do país, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas principais capitais do Brasil. A maior redução foi notada no estado do Maranhão, onde apenas 55 pessoas foram atendidas em abril deste ano; no ano passado, foram 442 atendimentos, uma redução de mais de 87%.
De acordo com o presidente da SBM, Vilmar Marques, a queda é um sinal que mulheres com câncer de mama não estão indo aos consultórios e não estão chegando aos hospitais públicos, porque a maioria dessas unidades está destinando seus atendimentos à Covid-19. Para ele, a elevada taxa de ausência é explicada pelo medo do contágio do coronavírus. Com isso, o diagnóstico é postegardo.
"Na realidade, todo diagnóstico postergado compromete a sobrevida da paciente, ou seja, diminui a chance de cura”, explicou ele. Dessa forma, também poderá haver aumento do número de tumores em estágio avançado.
Como a SBM não pode efetuar uma ação direta para a reversão da situação, a entidade tem dialogado com mastologistas, para que expliquem aos gestores locais e esclareçam que os hospitais podem continuar o atendimento às pacientes com câncer mama. O atendimento deve ser feito em UTIs específicas e enfermarias isoladas, para que elas não tenham contato com pacientes com a Covid-19.
“E que a internação seja do tipo fast track [processo rápido], em que a paciente interne pela manhã, opera e, preferencialmente, vai embora no mesmo dia, no final do dia, buscando procedimentos rápidos, mas resolutivos. E quando da indicação da reconstrução mamária, que esta seja a mais simples possível, ao contrário de que seja realizado no momento oportuno”, afirmou o médico.
LEIA MAIS: Governo zera imposto de medicamentos usados em testes contra a Covid-19
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.