Inscrição do Sisu é mantida para terça-feira, mesmo após erro na correção do Enem
Inscrição do Sisu é mantida para terça-feira, mesmo após erro na correção do Enem
A data de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi mantida mesmo após o Ministério da Educação (MEC) admitir erro na correção dos gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo. A inscrição será aberta na terça-feira (21/1), iniciando o cronograma de seleção do primeiro semestre de 2020.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela organização da prova, promete que a situação será resolvida até esta segunda-feira (20/1), véspera da abertura das inscrições do programa. Segundo o instituto, ainda não há dimensão do número de participantes que tiveram as notas alteradas. O presidente da instituição, Alexandre Lopes, afirmou que não trabalha com a hipótese de adiamento das inscrições.
Os estudantes que se sentirem prejudicados podem entrar em contato com o Enem pelo e-mail enem2019@inep.gov.br, com nome completo e CPF, para nova análise. Segundo o presidente do Inep, as mensagens serão analisadas até a noite de segunda-feira.
RELACIONADA: Ministro assume problemas em resultado do Enem: "gabarito trocado"
ENTENDA
A falha foi detectada na sexta-feira (17/1), logo após o resultado ser divulgado para os candidatos. Muitos estudantes perceberam que tiveram notas baixas em provas com grande quantidade de acertos ou uma pontuação maior nas áreas que acertaram menos questões. O assunto viralizou nas redes sociais, com reclamações de vários participantes.
No último sábado (19/1), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou o problema e associou o erro a troca de gabaritos do segundo dia de prova. Ele classificou a quantidade de pessoas afetadas como "grupo pequeno" e afirmou que o Inep "virou a noite" buscando uma solução. "Um grupo muito pequeno de pessoas teve o gabarito trocado quando foi fechado os envelopes, uma inconsistencia fácil de ser consertada, estamos falando ai de alguma coisa como 0,1% das pessoas que fizeram, então pra 99% tá tudo bem", disse o ministro.
LEIA MAIS: WhatsApp impede usuários de mandar mídias e vira meme na internet; veja
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.