Bolsonaro diminui verbas de publicidade da Globo
Bolsonaro diminui verbas de publicidade da Globo
O presidente Jair Bolsonaro modificou, em 2019, a quantidade de dinheiro enviada a cada emissora dentre o valor previsto para publicidade. De acordo com um relátorio do Tribunal de Contas da União (TCU) que o jornal Folha de S. Paulo diz ter tido acesso, o SBT e a Record tiveram fatias maiores de recursos.
O relatório foi concluído no dia 31 de outubro e os dados de 2019 são referentes ao período de janeiro a junho. Segundo o jornal, o relatório indicou que, nos primeiros 6 meses deste ano, a Globo ficou com apenas 16,3% das verbas, diferente dos 39,1% recebidos em 2018. A Record, que recebeu 31,1% no ano passado, soma 42,6% das verbas até agora. O SBT também registrou aumento no valor recebido este ano, passando de 29,6% para 41%.
A distribuição do valor deve seguir uma legislação específica. Uma das regras impõe que a audiência das emissoras, o perfil e o alcance no país, além dos segmentos populacionais atingidos, sejam considerados no momento da distribuição da verba. A redação do Aratu On entrou em contato com o TCU, mas o órgão informou que "o processo ainda não foi apreciado pelo Tribunal e, no momento, não há peças públicas disponíveis".
Ainda de acordo com os dados da jornal, o relatório feito pelos auditores do TCU pede que a Secom apresente quais foram os critérios escolhidos para justificar a distribuição da publicidade governamental.
A Secom afirmou que a Folha de S. Paulo que os critérios "dependem dos objetivos de campanha e não necessariamente são representados pelos índices de participação de audiência, visto se tratar de informação modulada a partir do público-alvo a ser impactado com a publicidade e da cobertura geográfica".
LEIA MAIS: Conheça Nélio, o rodoviário que todas as noites divide seu alimento com um morador de rua; vídeo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.