Cerca de 2 toneladas de óleo são retidas de praias de Lauro de Freitas
Cerca de 2 toneladas de óleo são retidas de praias de Lauro de Freitas
Cerca de duas toneladas de óleo foram retiradas das praias de Lauro de Freitas nesse sábado (2/11), pelas equipes das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e de Serviços Públicos (SESP). Foi o maior volume registrado esta semana, segundo a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF).
Ainda de acordo com a prefeitura, em Buraquinho, Vilas do Atlântico e Ipitanga, as manchas preocupam os barraqueiros, que já contabilizam uma redução de 40% nas vendas em seus estabelecimentos.
LEIA MAIS: Deputado David Miranda vai propor pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro
Outra preocupação, desta vez dos órgãos competentes, é o Rio Joanes, um dos principais mananciais da Região Metropolitana. O Rio também foi atingido neste sábado, apresentando fragmentos de óleo na região. A SEMARH, atenta a esta situação, acionou o INEMA e IBAMA, com o intuito de realizar um trabalho conjunto, para a vistoria e tomada das devidas providências e proteção ao estuário e manguezal.
ALERTA
Além de manter equipes de monitoramento nas praias, a Prefeitura também alerta os banhistas e voluntários sobre os riscos do manuseio inadequado do óleo. Quem quiser contribuir com a limpeza deve se juntar às equipes da SESP devidamente protegidos com luvas e botas e seguir as orientações já conhecidas: não tocar no óleo, não enterrar, se encontrar animais atingidos pelo óleo não devolver ao mar e buscar apoio dos órgãos competentes -
EM TEMPO | 4 MIL TONELADAS RETIRADAS DAS PRAIAS NORDESTINAS
Desde o início do aparecimento de manchas de óleo nas praias do Nordeste, mais de 4 mil toneladas de resíduos já foram retirados desses locais, segundo informou, neste sábado (2/11), o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O descarte desse material é feito pelas secretarias de Meio Ambiente dos estados.
Por meio de nota, o GAA informou também que "foram detectados e removidos pequenos fragmentos de óleo em Ponta da Baleia, em Caravelas e na Ilha de Santa Bárbara, em Abrolhos-BA, por equipes e navios da Marinha, juntamente com o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade]".
De acordo com o grupo, de maneira a incrementar a prevenção da chegada do óleo a Abrolhos, os seguintes navios da Marinha permanecem atuando e monitorando a região: fragatas Independência e Constituição, Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, Navio Varredor Atalaia, Navio Oceanográfico Antares, Navio-Tanque Almirante Gastão Motta, Corveta Caboclo e Navios OSRV Viking Surf e Mar Limpo IV da Petrobras.
LEIA MAIS: Companhia grega suspeita de vazamento de óleo no Nordeste nega responsabilidade
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.