Conta de energia terá bandeira vermelha em novembro; aumento é de mais da metade
Conta de energia terá bandeira vermelha em novembro; aumento é de mais da metade
A bandeira tarifária das contas de energia será vermelha em novembro, no patamar 1, com custo de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. O aumento é de R$ 2,50 por quilowatt-hora, comparado a outubro. A mudança foi anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo a agência, o aumento acontecerá porque apesar de novembro ser o mês de início do período chuvoso nas principais bacias hidrográficas do país, o regime de chuvas está abaixo da média. "A previsão hidrológica para o mês também aponta vazões afluentes aos principais reservatórios abaixo da média, o que repercute diretamente na capacidade de produção das hidrelétricas", explicou a Aneel.
A agência disse ainda que nesse cenário aumenta a demanda de acionamento de usinas termelétricas, cujo custo de produção é mais alto, o que incide sobre da energia.
As bandeiras, verde, amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2), indicam se a tarifa custará mais ou menos, e mudam de acordo as condições de geração de energia. A bandeira verde não tem cobrança extra.
LEIA MAIS: Óleo que invadiu praias do Nordeste vem da Venezuela, diz Petrobras
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.