Avança no senado projeto que garante prestação de cirurgia plástica reconstrutiva de lábio leporino pelo SUS
Avança no senado projeto que garante prestação de cirurgia plástica reconstrutiva de lábio leporino pelo SUS
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nessa terça-feira, dia 10 de setembro, o relatório do senador Otto Alencar (PSD-BA) ao Projeto de Lei 3526/2019, que torna obrigatória a prestação de cirurgia plástica reconstrutiva de lábio leporino ou fenda palatina pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com o avanço, o projeto segue para análise da Comissão de Assuntos Sociais no Senado, conforme prevê rito regimental da Casa. O senador baiano e relator da pauta, Otto Alencar (PSD-BA), disse que ?a falta de atendimento adequado aos recém-nascidos acarreta problemas na alimentação e na fala dos indivíduos, prejudicando seu desenvolvimento físico, psicológico e social?, argumenta Otto.
Na prática, o Projeto pretende reverter o quadro de más-formações congênitas que ocorre durante o desenvolvimento do embrião. Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada 650 crianças nascem com esse problema no Brasil; um total de 280 mil pessoas com fissura lábio/palatal em todo o país. A correção por meio de cirurgia plástica é simples, mas quando não corrigida representa fator crucial para dificuldades alimentares, depressão, entre outras complicações à saúde.
Com o diagnóstico confirmado ainda em fase do pré-natal, o Projeto garante encaminhamento imediato após o nascimento da criança para execução da cirurgia plástica na rede pública de saúde. Com a aprovação, fica garantido, inclusive, o direito a tratamento de reeducação oral, para auxiliar os exercícios de sucção, mastigação e desenvolvimento da fala, além da assistência por ortodontista.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.