No programa "Reunião de Pauta", exibido no Facebook do Aratu On desta quinta-feira (12/9), o apesentador Pablo Reis recebeu no estúdio o escritor, jornalista e atualmente Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Vita. Ele falou sobre o seu mais novo livro "República dos Mentecaptos", trazendo como um dos personagens o ex-governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães. 

O livro faz parte da trilogia "Toda Via" e é o quarto exemplar produzido por Vita. No enredo, ambientado em 1960, o personagem prefeito Augusto Magalhães Braga tem como ídolo o prefeito à época, Antônio Carlos Magalhães. Questionado sobre a escolha do ex-gestor estadual como personagem, Vita foi enfático.

"Quando vivo, a cada nova oportunidade em que ele aprontava um mal feito ou um bem feito, ou nem uma coisa nem outra, ele saía com essa: 'Dr. Vita, eu sou um personagem'. E eu pensava comigo: 'se ele próprio se acha um personagem, algum dia algumas páginas de livros tem que se abrir para ele'", afirmou durante a entrevista. 

O jornalista também lembrou sobre os momentos que viveu ao lado do amigo, além de histórias que foram inspiradoras para a composição do livro. Disse ainda acreditar que a cidade fictícia "Toda Via" deu origem às famosas fake news. "Toda via tem o papel de vanguarda, pois talvez seja a cidade onde o fenômeno fake news se deu em primeiro lugar no mundo", comentou.

Fernando Vita ainda é autor de "Tirem a doidinha da sala que vai começar a novela", escrito em 2006; "Cartas anônimas: uma hilariante história de intrigas, paixão e morte", em 2011 e "O avião de Noé", publicado em 2014. 

VEJA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.