Canonização de Dom Hélder Câmara entra em nova etapa; morte do religioso completa 20 anos nesta terça
Canonização de Dom Hélder Câmara entra em nova etapa; morte do religioso completa 20 anos nesta terça
O processo de canonização do religioso brasileiro dom Hélder Pessoa Câmara (1909-1999), entrará, na próxima semana, em uma nova etapa. O novo estágio diz respeito à abertura da fase romana das investigações. A morte do cearense, que teve grande atuação no estado de Pernambuco, completa 20 anos nesta terça-feira (27/8).
O responsável por fazer o pedido junto ao vaticano, o frade franciscano Jaciel Gomes, disse à Folha de São Paulo que "o próximo passo será o papa reconhecer, em nome da Igreja, que dom Hélder praticou em grau heroico as virtudes cristãs. Aí ele será declarado venerável?,
O processo de reconhecimento de dom Hélder como santo foi aberto em fevereiro de 2015, nove meses após a Arquidiocese de Olinda e Recife fazer a solicitação à cúpula da Igreja. Desde então, frei Jociel e sua equipe esmiuçaram sua biografia e ouviram diversas pessoas que conviveram com ele.
Enviado ao Vaticano em dezembro, o resultado foi um dossiê de 197 páginas, com depoimentos de 54 pessoas. Se considerado honesto, relatos de milagres passam a ser reunidos, e os casos selecionados são analisados por especialistas do Vaticano.
Para se tornar beato, é necessário ter um primeiro milagre que seja reconhecido pela Igreja. Já a canonização, que significa o status de santo, só vem depois desse segundo milagre.
Neste ano, a freira baiana Irmã Dulce teve a sua canonização anunciada pelo Vaticano e será a primeira mulher brasileira e a se tornar santa. A cerimônia será em outubro.
SOBRE DOM HÉLDER
O cearense foi arcebispo emérito de Olinda e Recife, um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e defensor dos direitos humanos durante o período da ditadura militar.
O religioso defendia uma Igreja mais voltada aos pobres e pregava pela não-violência. Ele foi indicado quatro vezes ao Nobel da Paz e morreu há 20 anos, em 27 de agosto de 1999, aos 90 anos.
O motivo pelo qual foi pedida a canonização foi pelo reconhecimento de que Dom Hélder foi um ativo defensor dos direitos humanos e importante na luta pela dignidade dos mais pobres, ?em consonância com os ensinamentos do Evangelho?, diz o postulado da causa.
FRASES CONHECIDAS
"Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto por que eles são pobres, chamam-me de comunista.?
"Quando os problemas se tornam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes.?
"A melhor maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar.?
"Olhei o mais que pude os rostos dos pobres, gastos pela fome, esmagados pelas humilhações, e neles descobri teu rosto, Cristo Ressuscitado!?
"Ótimo que a tua mão ajude o voo... Mas que ela jamais se atreva a tomar o lugar das asas..."