Geral

Entre Rios: peixes são encontrados mortos em superfície de rio com resíduos de óleo

Entre Rios: peixes são encontrados mortos em superfície de rio com resíduos de óleo

Por Da Redação

Entre Rios: peixes são encontrados mortos em superfície de rio com resíduos de óleoleitor/Aratu On

O fazendeiro Armando Pires está há dois dias sem entender como os peixes que viviam no rio que passa por sua fazenda, localizada na cidade de Entre Rios, a cerca de 130 km de Salvador, apareceram mortos na superfície do afluente. Ao Aratu On, o proprietário informou que notaram os óbitos logo pela manhã, na última segunda-feira (30/4).


“Meu funcionário desceu e percebeu que a face do rio estava coberta de óleo e com muitos peixes boiando. Desci para olhar e, para tentar entender o que aconteceu, contatei o Ibama, que deve vir visitar ainda nesta semana. A partir de então vamos descobrir o responsável. Por enquanto o quadro é esse: um odor insuportável”, contou Armando.


LEIA MAIS: Salvador pode ter surto de dengue, zika e chikunguya, diz Ministério da Saúde


Nas proximidades há um poço antigo da Petrobrás que levanta as suspeitas do fazendeiro, além de um capim que fica dentro do rio e libera um óleo com nata branca. Apesar do inconveniente, Pires aguarda as análises do Laboratório Central (Lacen), juntamente com o Inema, para saber quais providências serão tomadas.


A água do rio serve também para matar a sede dos cavalos e gados criados na fazenda. Mas, por causa do contratempo, o fazendeiro precisou transportar alguns animais e contratar um carro-pipa. “Tivemos que tomar algumas providências para não ter prejuízos maiores”, completou.




Ao Aratu On, o engenheiro agrônomo Abel Ramos explicou que o projeto “Vigiágua”, do Governo do Estado, não atende ainda a região, mas que uma equipe de técnicos devem visitar a propriedade na próxima quinta-feira (2/5). Por enquanto é prematuro sugerir causa. “Precisamos coletar e ver a qualidade da água que compõe o rio para conseguir supor algo. Há ainda a hipótese que tenha sido causada por bomba de pescador, já que é um local de pesca, mas só mesmo com as análises”.


Veja vídeo: 



Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.