Geral

Um em cada quatro brasileiros sofre de pressão alta, diz Ministério da Saúde

Um em cada quatro brasileiros sofre de pressão alta, diz Ministério da Saúde

Por Da Redação

Um em cada quatro brasileiros sofre de pressão alta, diz Ministério da SaúdePixabay

O Ministério da Saúde (MS) fez um alerta nesta sexta-feira (26/4), Dia Nacional de Combate à Hipertensão. Um em cada quatro brasileiros sofre de pressão alta. Doenças cardiovasculares que tem a hipertensão arterial como fator de risco, como infarto e AVC causam 84 mortes por hora e 829 por dia, segundo o Ministério da Saúde.


O MS alerta que o consumo excessivo de sódio (presente no sal), aumenta o risco de hipertensão e doenças do coração. Mais da metade do consumo de sal dos brasileiros vêm do sal adicionado direto a comida. Os números mostram que o brasileiro consome mais que o dobro ? quase 12 gramas (g) ? da quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


Prevenção e diagnóstico


Para o combate à hipertensão, o Ministério recomenda a adoção de um estilo de vida saudável, exercícios físicos e fazer exames de rotineiros pelo menos uma vez no ano.


Tratamento

O SUS fornece medicamentos para hipertensão em unidades básicas de saúde e nas unidades do programa Farmácia Popular. Para retirar os remédios, é preciso apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade (120 dias).


 LEIA MAIS: Mulher morre em Terminal Marítimo após passar mal no Ferry; veja


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.