Geral

Da Orla ao Subúrbio, Linha Azul torna viagens mais rápidas na capital baiana

Da Orla ao Subúrbio, Linha Azul torna viagens mais rápidas na capital baiana

Por Da Redação

Da Orla ao Subúrbio, Linha Azul torna viagens mais rápidas na capital baianadivulgação / GOVBA

Com quase 700 Km² de área, Salvador é uma grande cidade. Por isso, cruzar seus mais diversos pontos, muitas vezes, é uma verdadeira “viagem”. Ou melhor… era! Afinal, as obras de mobilidade feitas pelo Governo do Estado tornaram os percursos mais rápidos, além de terem desafogado o trânsito.


Prova disso é a Linha Azul, com 12,7 Km de extensão, que une as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa por meio de dois túneis. O corredor transversal, que já teve algumas etapas entregues, ligará a orla, desde Patamares, até o Lobato, no Subúrbio Ferroviário. Por lá, inclusive, estão sendo construídos novos túneis para conexão com a BR-324. Para tanto, foram investidos R$ 647 milhões.


Foto: divulgação / GOVBA


Por tudo isso, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Sérgio Silva, afirma que as obras são um marco para a cidade. “Não só pela grandiosidade do empreendimento, com destaque para a implantação de oito túneis e nove elevados, mas também por criar um novo vetor de desenvolvimento, promovendo a integração entre os modais de transporte e uma nova maneira de se locomover de forma rápida por Salvador”, pontua.


O soteropolitano Márcio Magalhães, que já está utilizando as novas vias, concorda. “Você se locomove melhor, fica muito bom para o motorista”, diz ele. Da mesma forma pensa a contabilista Patrícia Andrade. “Precisamos de novas ruas e avenidas, sim, além da consciência dos motoristas no trânsito”, reflete. Ela ressalta, também, a importância de uma obra como essa para uma cidade com tantos moradores como Salvador, a quarta mais populosa do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018.


Quando a Linha Azul for concluída, a população será beneficiada com dez viadutos, quatro túneis duplos, ciclovias e pista dupla com três faixas cada, incluindo uma exclusiva para transporte público, fazendo integração ao metrô. Assim, a galera não precisará sair tão cedo de casa, por exemplo, para pegar uma praia mais distante de onde mora.


Na última década, a mobilidade urbana da capital baiana ganhou novas vias estruturantes, corredores transversais e o sistema metroviário, construído pelo Governo do Estado. O projeto da Linha Azul, em conjunto com a Linha Vermelha (BR-Águas Claras), somará 32 Km quando concluído.


LEIA MAIS: Ciclovias na Avenida Paralela são aprovadas por ciclistas; ?estrutura de primeiro mundo?


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.