Turistas aprovam requalificações das ruas do Centro Histórico de Salvador
Turistas aprovam requalificações das ruas do Centro Histórico de Salvador
Quem visita Salvador, atualmente, encontra um Centro Histórico bem mais parecido com o cartão postal. As obras de infraestrutura urbana, do Governo do Estado, em execução da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), está proporcionando uma nova estrutura, por exemplo, à tradicional Rua Chile, primeira via do Brasil. Trata-se do projeto ?Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador?, de pavimentação de vias e requalificação de calçadas com melhorias na acessibilidade.
A área do Centro Histórico de Salvador integra o lote 2 do projeto, que compreende, ainda, os bairros Dois de Julho, parte de Nazaré, Centro e Politeama, onde estão sendo investidos R$42,9 milhões para a recuperação de 91 vias.
Neste lote, a charmosa Rua Chile também está sendo contemplada com a requalificação urbana, sendo que, na primeira rua do Brasil, está sendo implantada uma vala única em toda a extensão da via, que irá abrigar a fiação elétrica e as redes de gás e telefonia. O projeto de arqueologia para o rebaixamento da fiação e início das obras foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
?As obras estão contribuindo bastante para a melhoria da acessibilidade de moradores da região, e também para o turista, que se sente mais seguro em conhecer o Centro Histórico a pé. É uma obra que, além de deixar a região mais bonita, esteticamente, vem estimulando a iniciativa privada e novos investimentos, como em grandes núcleos urbanos do mundo, onde o centro histórico não é apenasum lugar de turismo?, afirmou Letícia Alcazar, gerente geral do Hotel Fasano, que fica no local.
Pelas Ruas
As obras do projeto ‘Pelas Ruas’ estão sendo executadas por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos da região. Assim, os bairros próximos foram interligados por cinco lotes, sendo quatro com obras já iniciadas. Os serviços estão sendo realizados em 54 ruas de diferentes pontos do Centro Antigo de Salvador. Um total de 209 vias já tiveram as obras concluídas. Os serviços ainda serão iniciados em 86 vias e em 20 ruas as obras estão em execução.
Rua Chile
A Rua Chile está inserida no Centro Histórico de Salvador, área de alto valor histórico e cultural, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1984 e reconhecida pela Unesco, um ano depois, como Patrimônio da Humanidade.
A primeira via do Brasil foi fundada por Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil, em 1549, mesmo data da capital da Bahia. A rua, debruçada para a Baía de Todos-os-Santos, já foi símbolo de efervescência política e cultural.
LEIA MAIS: Moradores e comerciantes enaltecem requalificações de vias na Lapinha e Barbalho
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.