Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Ruas do Jardim Baiano são requalificadas; “organizou tudo”, diz morador
Ruas do Jardim Baiano são requalificadas; “organizou tudo”, diz morador
A mudança aparece logo na esquina da Avenida Joana Angélica, na altura do Largo do Campo da Pólvora. O ponto dá início ao Lote 3 do projeto “Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador”, do Governo do Estado, que compreende as ruas Pedro Américo, Arquimedes Gonçalves, Hugo Baltazar da Silveira e José Leonídeo Sena, além do Boulevard Suiço e América.
Estes trechos foram beneficiados com serviços de requalificação de calçadas, com acessibilidade e pavimentação de vias. O Tororó, Saúde, Santo Antônio Além do Carmo, Barris e Liberdade integram o lote 3 do projeto, que já estão com 82 ruas concluídas, o que corresponde a 71% dos serviços já finalizados, um total de 30 quilômetros de passeios e 19 quilômetros de vias prontas. Em 34 ruas as obras vão iniciar. Neste lote, o investimento é de R$ 27,5 milhões.
A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) ? órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) ? diz que as obras estão beneficiando mais de 300 ruas da região do centro da capital baiana, formada por 11 bairros. Um investimento total de R$ 124 milhões.
“A ação é uma das primeiras grandes obras brasileiras de urbanização que seguem as normas de acessibilidade e o desafio de implantar melhorias em ruas antigas, estreitas e íngremes, muitas das quais nunca tinham sido beneficiadas com um projeto desse porte. Com isso, queremos atrair novos investimentos para a região”, explica o gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Maurício Mathias.
Morador do bairro há 29 anos e dono de um lava-jato que também fica no local, Luís Paulo Conceição já percebeu a mudança. “Agora está bem melhor com essa obra. Organizou tudo, até o tráfego de veículos, e ainda refez os passeios, que estavam danificados”, ressalta.
Para o coordenador comercial de um curso técnico que fica na rua Prof. Hugo Baltazar da Silveira, Heferson Sampaio, o resultado mudou a rotina dos alunos da instituição. “As calçadas requalificadas deram mais segurança aos alunos, que tem horários diversos aqui na unidade. Com a mudança no tráfego, o movimento passou a ser mais frequente também. Foi um conforto para o curso”.
PELAS RUAS
O Lote 1, que abrange os bairros Comércio e Calçada, possui 53 vias contempladas, sendo 35 concluídas, 11 em execução e sete a iniciar. Já no Lote 2, no qual estão o Centro, Dois de Julho, Politeama e Nazaré, são 49 concluídas, nove em execução e em 33 os serviços vão começar.
No Santo Antônio Além do Carmo, Lote 4, são nove vias contempladas, que ainda serão submetidas aos serviços. Já no Barbalho, Macaúbas, Nazaré, Soledade e Lapinha, que formam o Lote 5, há 43 concluídas e em três as obras serão ainda finalizadas.
O “Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador” abraça mais de 300 ruas, inclusive a Rua Chile e mais 17 vias do Centro Histórico, área na qual está inserido o Pelourinho.