Fechamento de escolas estaduais gera protestos em Salvador; “reestruturação”, diz SEC
Fechamento de escolas estaduais gera protestos em Salvador; “reestruturação”, diz SEC
“É reestruturação”, garantiu o superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campello, sobre fechamento de escolas estaduais. O assunto gerou uma série de protestos em diversos pontos de Salvador, nesta quinta-feira (22/11).
Em conversa com o Aratu Online, ele explicou que a mudança afeta menos de 10% da rede – atualmente com 1.240 unidades de ensino -, e que a reorganização é divulgada com “bastante antecedência” aos diretores das escolas, que devem repassar a informação aos pais.
“As famílias podem ficar tranquilas, pois não há nenhum movimento sem diálogo”, afirmou Campello. Segundo ele, o governo do estado vem conversando com as prefeituras para que elas “assumam o ensino fundamental”, como propõe a lei 9.394/96, de diretrizes e bases da educação nacional. “O estado responde por aproximadamente 200 mil matrículas e as prefeituras querem postergar a decisão”, pontuou.
A “municipalização da educação”, citada acima, é um dos critérios para a reestruturação da rede estadual, assim como a “otimização dos recursos”, ainda de acordo com o superintendente. Ele cita, por exemplo, que a ideia é sair de imóveis alugados – muitos há mais de 20 anos -, inadequados, e ir para locações próprias, com maior capacidade.
“A resistência dos pais, alunos e professores é natural, mas precisamos fazer isso para requalificar o ensino e investir em mais projetos dentro da área da educação, de arte e esporte, por exemplo”, concluiu Campello.
PROTESTOS
Os protestos geraram complicações no trânsito nesta quinta-feira (22/11). As avenida Vasco da Gama, sentido Dique, e Garibaldi, sentido Centro, foram as mais afetadas. Nesses lugares, a velocidade média dos veículos não passava dos 8 Km/h, por volta das 13h, segundo dados da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).
A repórter da TV Aratu, Lorena Dias, acompanhou uma manifestação em frente à escola Colégio Estadual Victor Civita, na região do Dique Pequeno. Uma manifestação está marcada para as 18h na Avenida Vasco da Gama, movida por estudantes do Colégio Estadual Cidade de Curitiba, no Engenho Velho de Brotas.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.