Geral

“Filhos de militares envolvidos”, diz vítima de assédios após escândalo no Colégio Militar

“Filhos de militares envolvidos”, diz vítima de assédios após escândalo no Colégio Militar

Por Jean Mendes

“Filhos de militares envolvidos”, diz vítima de assédios após escândalo no Colégio MilitarAratu Online

Depois que acompanharam a repercussão dos casos de assédio dentro do Colégio Militar de Salvador, Carolina* e Raiana* tomaram coragem e resolveram abrir o jogo. Elas procuraram o Aratu Online para relatar os casos de assédios moral e sexual que testemunharam e até sofreram dentro da unidade, localizada no bairro da Pituba. As identidades de ambas serão preservadas nessa reportagem, por isso o asterisco inserido nos nomes, que são fictícios.


LEIA MAIS: Alunas do colégio militar de Salvador acusam colegas e membros do Exército de assédios


LEIA MAIS: Colégio Militar envia comunicado aos pais de alunos após escândalo de assédios


Carolina*, com medo de sofrer retaliações dentro do colégio, aceitou falar com a reportagem por telefone. A entrevista você vai ouvir abaixo, com o áudio editado para que a voz da adolescente não seja identificada. Durante a conversa com o Aratu Online, ela lembrou o fato que tornou os casos de assédio públicos: uma conversa entre seus próprios colegas, meninos. No grupo deles, criado no Instagram, havia referências sexuais e racistas. Sem citar nomes, a jovem diz que alguns dos estudantes envolvidos no caso são filhos de oficiais do Exército Brasileiro.



Raiana* confirma a história e diz que, para ela, descobrir as conversas foi constrangedor. “[Tive] muita revolta, ‘né’? É triste ver que pessoas que estão ao seu lado pensam aquelas coisas quando olham para você e para suas amigas. Uma mistura de nojo, tristeza e medo”, disse. Assim que o teor do que era dito no grupo dos meninos veio a público, Raiana* entrou em contato com algumas colegas e descobriu que várias delas tinham sido vítimas ou tinham conhecimento sobre história de assédio ocorridas na instituição.


“Várias das situações [relatadas] eram de Salvador, como o caso do soldado que pediu um beijo em troca de pegar um livro na biblioteca. Lá [no Colégio Militar de Salvador] acontecem palestras sobre como não podemos usar certos tipos de roupa, para não chamar atenção dos meninos, inclusive roupas íntimas. Além disso, eles [professores] pedem para algumas meninas alisarem os cabelos para entrar no padrão “, assegurou.


O caso do soldado relatado por Raiana* foi um dos que mais chamaram atenção depois que o escândalo veio a público.


O relato foi dado por uma aluna em meio ao escândalo dos assédios. Foto: reprodução/Instagram


REPERCUSSÃO 


A primeira reportagem do escândalo foi publicada na segunda-feira (22/10) pelo Aratu Online. Logo depois, casos que nunca foram relatados por ex-alunas do Colégio Militar apareceram em grupos de faculdades e escolas.


Várias lembranças e relatos apareceram nas redes sociais. Foto: reprodução/Instagram


Na terça-feira (23/10), o comando da unidade enviou um comunicado aos pais e responsáveis sobre o caso. ?É preciso conscientizá-los da responsabilidade do uso consciente da internet, que saibam dizer não diante de desafios apresentados e que possam representar riscos à saúde, integridade física ou até incitar ações que possam ir contra valores ensinados pela família e pela escola?, diz um trecho do documento.


No mesmo texto, a direção do Colégio Militar afirma que “desconhece e repudia a participação de professores e militares em atos ou propagação de conteúdos sobre assédio moral e sexual” na unidade de ensino. Uma sindicância interna foi instaurada para apurar os casos.


O comunicado cita os pontos denunciados na reportagem. Foto: leitor/Aratu Online


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.