FESTIVAL DA CIDADE: Exposições gratuitas marcam aniversário de 469 anos de Salvador
FESTIVAL DA CIDADE: Exposições gratuitas marcam aniversário de 469 anos de Salvador
A cidade de Salvador completa 469 anos nesta quinta-feira (29/3). Em celebração ao seu aniversário, diversas atividades artísticas vêm acontecendo desde a última sexta-feira (23/3), integrantes do “Festival da Cidade 2018”. Atrações como Léo Santana e Xand Avião fizeram a festa dos soteropolitanos nesses dias, além de uma extensa programação cultural.
Nesta semana, o público conta com três exposições gratuitas sobre a história da primeira capital do Brasil. Uma delas retorna ao Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro: a Orixás da Bahia. Criadas pelo artista plástico Alecy Azevedo, com assessoria da ialorixá Mãe Menininha do Gantois, 16 estátuas em tamanho natural de divindades africanas, esculpidas em papel machê, foram dispostas no local. A visitação pode ser feita de quarta a domingo, das 14h às 19h.
LEIA MAIS: FAKE NEWS: O que as principais redes sociais têm feito para lidar com esse fenômeno
Já na Casa do Benin, o público vai conferir a exposição AFÉTO, mostra fotográfica itinerante que vem percorrendo o país. As imagens chamam a atenção para as relações de afeto constituídas dentro dos terreiros de Candomblé, a partir do olhar do fotógrafo Roger Cipó, com curadoria de Marco Antonio Teobaldo.
Além disso, a Exposição Permanente reúne um acervo com objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde partiram os negros que povoaram o Recôncavo, que pertencem, em sua maioria, à coleção do antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger. Localizada no Pelourinho, a Casa do Benin funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A Biblioteca Edgard Santos, na Ribeira, segue em cartaz com a exposição A História de Pedra e Cal – Edificações de Salvador. Em comemoração ao mês de aniversário de Salvador, foram selecionados destaques históricos e imagens da época da fundação e de edificações entre os séculos XIX e XX.
A mostra tem como a arquitetura e demonstra, através de fotos e textos, algumas edificações importantes da Rua Chile até a Ribeira. A intenção é despertar o interesse pela literatura histórica da cidade e, além de textos e fotos, estão expostos livros do acervo da própria biblioteca relacionados à evolução física da cidade. O espaço está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
DIVERSÃO PARA AS CRIANÇAS
Os pequenos também aproveitam o Festival, por meio do projeto Ruas de Lazer, da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel). No sábado (31/3), os moradores do bairro de Paripe são beneficiados, e no domingo, 1º de abril, a folia está garantida no Chame-Chame.
Entre as ações realizadas estão brincadeiras na cama elástica, pintura de rosto e desenhos no papel, jogos de totó, dominó, vôlei, basquete e futebol, além das bicicletas infantis.
SERVIÇO:
Exposição Interativa – Gregórios
Onde: Teatro Gregório de Mattos – Barroquinha, em frente à Praça Castro Alves
Quando: de quarta a domingo – 14h às 19h
Quanto: Grátis
Espetáculo – Gregório em cena: O Boca do inferno
Onde: Teatro Gregório de Mattos – Barroquinha, em frente à Praça Castro Alves
Quando: 23, 24 e 25 de março, sempre às 19h
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Espetáculo – Boca a Boca: Um solo para Gregório
Onde: Teatro Gregório de Mattos – Barroquinha, em frente à Praça Castro Alves
Quando: Próxima quinta-feira (29/3), às 19h
Quanto: Entrada gratuita (na ocasião)
Exposição – Casa do Benin e mostra Aféto
Onde: Casa do Benin – Pelourinho
Quando: Segunda a sexta-feira – das 9h às 17h
Quanto: Grátis
Exposição – Orixás da Bahia
Onde: Espaço Cultural Barroquinha – Barroquinha
Quando: Quarta a domingo, das 14 às 19h
Quanto: Grátis
Exposição: Memórias Afetivas do Subúrbio Ferroviário de Salvador
Onde: Espaço Cultural Boca de Brasa – Vista Alegre
Quando: Sexta a domingo, das 9h às 17h até o dia 29 de março
Quanto: Gratuito
Exposição – A história de pedra e cal: Edificações de Salvador
Onde: Biblioteca Edgard Santos, bairro da Ribeira
Quando: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Quanto: Grátis
LEIA MAIS: CARTILHA: O Aratu Online vai te ajudar no mundo das ?Fake News? e da (des)informação
LEIA MAIS: FAKE NEWS: O compartilhamento de notícias falsas pode prejudicar a sua saúde
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline
*Publicada originalmente às 6h