SAÚDE: Teste de HIV realizado no carnaval de Salvador detecta 8 casos
SAÚDE: Teste de HIV realizado no carnaval de Salvador detecta 8 casos
Cerca de 1290 testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, foram realizados até este sábado (10/2), primeiro dia de atuação do projeto Fique Sabendo no Carnaval deste ano. Nos dois postos instalados pela Prefeitura – na Barra e na Carlos Gomes – houve 8 casos de HIV detectados, 44 de Sífilis, 2 de Hepatite B e 7 de Hepatite C.
Para os pacientes reagentes de Sífilis, o tratamento é iniciado no próprio local de atendimento. Já os usuários com sorologia positiva para outras DSTs são encaminhados para as unidades de referência, localizadas nos bairros da Liberdade e Dendezeiros, para tratamento gratuito integral com equipe multidisciplinar.
Além de colaborar com a interrupção da cadeia de transmissão de doenças, a prefeitura incentiva a prática do sexo seguro, através da distribuição gratuita de preservativos em todos os circuitos da folia. Até o momento, mais de 1,2 milhão de camisinhas foram entregues aos foliões, tanto nas ruas quanto nos módulos de assistência à saúde.
Os postos do Fique Sabendo funcionam até o dia 13 de fevereiro, das 9h às 21h, no Multicentro Carlos Gomes, e das 12h às 22h, na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra.Em todo o Carnaval do ano passado, realizou-se quase 7 mil testes rápidos, com 42 diagnósticos positivos para HIV, 200 reagentes para sífilis e 23 para hepatites.
LEIA MAIS: AGORA, AO VIVO: Veja o que acontece de melhor neste domingo no circuito do Campo Grande
LEIA MAIS: PIPOCA DOCE: Carla Perez e Lorena Improta arrastam pipoca de pais e crianças no Campo Grande
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline