Dia D contra a Dengue acontece em Salvador nesta sexta; mobilização nacional será no sábado
Ações de combate e proteção durante o Dia D Contra a Dengue acontecem nos 12 distritos sanitários de Salvador
Salvador recebe nesta sexta-feira (13) o 'Dia D Contra a Dengue', como parte da campanha 'Verão sem Mosquito', da Secretaria Municipal da Saúde. As ações de combate e proteção contra o Aedes aegypt acontecem nos 12 distritos sanitários.
Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão realizar inspeção zoosanitária, visitas domiciliares, tratamento, eliminação de criadouros do mosquito e atividades de bloqueio da transmissão de casos. Além disso, a iniciativa conta com salas de espera, entrega de panfletos e ações educativas em escolas, praças, nas ruas dos distritos e em algumas unidades de saúde.
+ Casos de dengue crescem 422,9% na Bahia; percentual supera média do país
+ Verão sem Dengue: saiba como reduzir a incidência do mosquito na estação mais quente do ano
Dados da Vigilância Epidemiológica (Viep) municipal indicam que, de janeiro a novembro deste ano, foram contabilizados cerca de 1,7 mil casos de dengue em Salvador. Os números representam uma redução de 77% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
“A diminuição no índice de casos confirmados da doença na capital reflete a eficácia do trabalho realizado pela SMS através do CCZ. Seguimos atuantes e empenhados em garantir à população o acesso aos serviços de saúde, como a vacinação contra a dengue, disponível ao público elegível na rede municipal, e com o trabalho de inspeção e prevenção na capital” diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Andrea Salvador.
Vacinação
A vacina contra a dengue segue disponível em todas as salas de vacinação da rede, das 8h às 16h30, para o público alvo de 10 a 14 anos.
Além disso, em casos suspeitos da doença ou imóveis abandonados com focos, o cidadão pode entrar em contato através do Fala Salvador, no número 156, ou pelo Salvador Digital.
Mobilização nacional
Em âmbito nacional, o Dia D de Mobilização contra a Dengue será realizado no sábado (14), reunindo estados e municípios no controle da doença.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforça a importância da mobilização. “Com apenas 10 minutos por semana, é possível evitar a proliferação do mosquito e salvar vidas. Quero convidar cada cidadão a fazer parte desse esforço. Cerca de 75% dos focos do mosquito estão dentro das casas. Precisamos tapar caixas d’água, descartar o lixo adequadamente, manter limpas as vasilhas de água dos animais e eliminar qualquer acúmulo de água em vasos, pneus e outros recipientes”, enfatiza.
Prevenção da dengue
A prevenção da dengue concentra-se na eliminação dos criadouros do mosquito e na proteção contra picadas. Medidas eficazes incluem:
- Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas;
- Manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados;
- Limpar calhas e lajes para evitar acúmulo de água;
- Utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo;
- Instalar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.
LEIA MAIS: Gustavo “sem mosquito”: Atleta do Vitória faz campanha de combate a dengue
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).