FISCALIZAÇÃO: Azeite de Dendê foi o produto mais reprovado durante operação do Ibametro
FISCALIZAÇÃO: Azeite de Dendê foi o produto mais reprovado durante operação do Ibametro
O azeite de dendê foi o produto que apresentou maior índice de reprovação durante a Operação Cosme e Damião, realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). Cerca de 30% das marcas de azeite fiscalizadas foram reprovadas.
As informações foram divulgadas pelo Instituto que encerrou a operação nesta sexta-feira (22/9) que teve como objetivo fiscalizar os itens comercializados para o tradicional caruru de promessa que muitas famílias baianas fazem em setembro. Foram fiscalizados também camarão seco, amendoim, castanhas, leite de coco e velas. Os demais produtos atingiram um índice médio de reprovação entre 5 a 10%.
LEIA MAIS: APÓS DENÚNCIAS: Companhia aérea é notificada por causa de atrasos e cancelamentos
“Os exames realizados no laboratório do Ibametro constataram que o azeite de dendê está sendo vendido com a quantidade inferior ao indicado no rótulo. Todas as marcas irregulares foram autuadas, conforme determina a legislação metrológica em vigor”, destaca o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.
Os fiscais percorreram supermercados e mercadinhos de bairro para verificar se os itens largamente consumidos no período estão sendo vendidos com a pesagem correta, considerando o indicado nas embalagens dos produtos. Todos esses itens são chamados produtos pré-medidos, ou seja àqueles empacotados na ausência do consumidor, como ensacados e enlatados.
Caso suspeite de alguma irregularidade, faça denúncia à ouvidoria do órgão pelo telefone 0800.071.1888.
LEIA MAIS: MENOS UM: Assaltante de ônibus é preso em flagrante vendendo drogas
LEIA MAIS: PERIGOSO: Traficante suspeito de mais de 15 mortes é procurado pela polícia
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.
*Publicada originalmente às 19h52 (22/9)