Governo assina financiamento de R$ 900 milhões para Ponte Salvador-Itaparica
O acordo é destinado à duplicação e recuperação de um trecho da rodovia BA-001, que liga Nazaré das Farinhas à Ponte do Funil, em Itaparica, para atender demandas da Ponte Salvador-Itaparica
Fonte: Redação
O projeto da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica deu um passo significativo nesta quarta-feira (11), com a assinatura de um contrato de financiamento entre o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e o governo da Bahia. O acordo prevê um empréstimo de até US$ 150 milhões (aproximadamente R$ 900 milhões), destinado à duplicação e recuperação de um trecho da rodovia BA-001, que liga Nazaré das Farinhas à Ponte do Funil, em Itaparica. Essas obras fazem parte das intervenções complementares do Sistema Viário Integrado da ponte.
Parte dos recursos será alocada no Fundo de Garantia de Aporte da Ponte (FGAP). O secretário da Fazenda da Bahia, Manoel Vitório, destacou a importância do contrato no contexto do planejamento financeiro do projeto.
“A construção de uma obra de tanto impacto, como é a Ponte Salvador-Itaparica, demanda um planejamento financeiro adequado. Dentro do cronograma do que estamos aportando de recursos, as conversas com órgãos multilaterais, com agências de fomento, fazem parte. Então, é um valor significativo, mas é uma parte do planejamento financeiro que já está desenhado, garantido, para que a ponte Salvador-Itaparica seja uma realidade”, afirmou Vitório.
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Contrato de empréstimo paraa ponte Salvador-Itaparica foi assinado nesta quarta-feira | Foto:Feijão Almeida/GOVBA
Ponte Salvador-Itaparica: integração regional e sustentabilidade
O projeto pretende ampliar a integração entre a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e as regiões sul, sudoeste e oeste da Bahia, além de oferecer uma solução logística eficiente, inclusiva e resiliente às mudanças climáticas. A ponte será construída com base em critérios rigorosos de sustentabilidade ambiental.
“Melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na América Latina e no Caribe é a razão de existir do CAF, e nós fazemos isso financiando soluções de alto impacto, como esse projeto do Sistema Viário Salvador-Ilha de Itaparica, que inclui a ponte, uma obra desejada pela população há décadas. Importante destacar que o CAF se consolida cada vez mais como o banco verde e do crescimento sustentável e inclusivo da região. Além de ser um parceiro estratégico de governos nacionais e subnacionais, como o Estado da Bahia”, declarou Estefanía Laterza, representante do CAF no Brasil.
Ponte Salvador-Itaparica: trechos do Sistema Viário
O Sistema Viário Salvador-Ilha de Itaparica, realizado por meio de uma parceria público-privada (PPP), abrange cinco trechos:
- Trecho 1: Acessos viários em Salvador
- Trecho 2: Ponte Salvador-Ilha de Itaparica
- Trecho 3: Chegada da ponte à Ilha de Itaparica
- Trecho 4: Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande) na Ilha de Itaparica
- Trecho 5: Recuperação e ampliação de trecho da BA-001, incluindo a Nova Variante Rodoviária e a cabeceira da Ponte do Funil
Ponte Salvador-Itaparica segue com construção travada, mas acumula investimentos bilionários | Foto: divulgação/ascom
Ponte Salvador-Itaparica: medidas de mitigação ambiental e social
O financiamento contempla ações de mitigação ambiental e social, em conformidade com as salvaguardas do CAF e as legislações ambiental vigentes no Brasil. O objetivo é minimizar os impactos do empreendimento e assegurar sua viabilidade sustentável.
A construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica é vista como uma oportunidade para transformar a logística e impulsionar o desenvolvimento econômico da Bahia, conectando regiões estratégicas e promovendo a integração com a capital do estado.
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