Ponte Salvador-Itaparica: canteiro de apoio à sondagem entra em funcionamento
O canteiro de apoio conta com 20 módulos que abrigam laboratórios de análise dos materiais coletados no mar
O serviço de sondagem do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica está em funcionamento na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, na região da Calçada, em Salvador. O canteiro de apoio, segundo informações do Governo do Estado, conta com 20 módulos que abrigam laboratórios para análise dos materiais coletados no mar.
A etapa de sondagem envolve a coleta de amostras do fundo do mar em 102 pontos, onde serão construídos os pilares da Ponte Salvador-Itaparica. Posteriormente, o material é analisado nos laboratórios instalados no canteiro. Essa fase, ainda de acordo com o governo, é fundamental para compreender as características do solo e definir a fundação da estrutura da ponte.
Os laboratórios, especializados em ensaios de amostras de solo e rocha, são equipados com tecnologia trazida da China especificamente para essa atividade. No caso do solo coletado na Baía de Todos-os-Santos, são realizadas análises de granulometria, umidade, limite de liquidez, limite de plasticidade e compressão. Já nas amostras de rocha, são analisados parâmetros como carga pontual, umidade, peso volumétrico, compressão e tração, entre outros.
[caption id="attachment_378517" align="alignnone" width="700"] Divulgação[/caption]
A sondagem começou com as operações terrestres em janeiro deste ano, em Vera Cruz. Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas, e 300 empregos diretos e indiretos já foram gerados em decorrência das atividades de sondagem, que representam um investimento de R$ 160 milhões.
[caption id="attachment_378519" align="alignnone" width="700"] Divulgação[/caption]
LEIA MAIS: Em 2025, menores de 16 anos só poderão usar Instagram com autorização dos pais
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).