IMIGRAÇÃO: Com excesso de imigrantes venezuelanos, cidade de Manaus decreta estado de emergência
IMIGRAÇÃO: Com excesso de imigrantes venezuelanos, cidade de Manaus decreta estado de emergência
A prefeitura da capital amazonense decretou estado de emergência social por causa do intenso processo de imigração de índios venezuelanos da etnia Warao. Mais de 400 destes imigrantes estão espalhados pela cidade, acampados sob viadutos e na rodoviária da cidade.
LEIA MAIS: Luciano Huck e João Dória são ?o novo?, diz FHC em entrevista
Segundo a prefeitura, os indígenas estão submetidos à situação de risco pessoal e social, em especial as crianças e idosos.
Em busca de sobrevivência, os índios começaram a migrar para Manaus desde o início deste ano. Adultos, idosos e crianças se abrigaram na Rodoviária de Manaus e debaixo de um viaduto.
A presença dos imigrantes gerou a abertura de um inquérito civil pelo Ministério Público Federal no Amazonas. A entidade solicitou informações de órgãos públicos ligados à assistência social, direitos humanos e indígenas.
O agravamento da crise econômica, a repressão e o aumento da violência na Venezuela têm feito com que um número cada vez maior de pessoas deixem o país. O Panamá, o Equador e o Chile têm sido principal destino, mas o Brasil também está entre os países procurados.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.