AQUI NÃO É SÃO PAULO: Vereadora quer regulamentar pintura de grafite em Salvador
AQUI NÃO É SÃO PAULO: Vereadora quer regulamentar pintura de grafite em Salvador
Ireuda Silva (PRB), vereadora de Salvador eleita com mais de 11 mil votos, propôs um projeto de lei na Câmara Municipal de Salvador (CMS) que visa regulamentar o grafite em passarelas, muros, viadutos, pontes e outras estruturas públicas da cidade.
Quando aprovada, a ideia é que as entidades ou movimentos culturais interessados em utilizar espaços públicos na cidade para grafitar, protocolem o projeto na Secretaria de Promoção Social, Esporte, Combate e Pobreza (Semps). No caso de propriedade particular, segundo o projeto, a pintura poderá ser feita desde que tenha o aval escrito do proprietário.
LEIA MAIS: DUELO POLÍTICO: Abre alas vira palco de disputa entre Neto e Rui às vésperas do Carnaval
LEIA MAIS: PODE BATER: Presidente russo sanciona polêmica lei que libera agressão doméstica no país
Durante entrevista para o Aratu Online, a vereadora destacou que a intenção da proposta não é apoiar a pichação e o vandalismo, mas dignificar o trabalho dos artistas. ?Inclusive gostaria de ver mais mulheres nesse movimento, porque eu vou lutar por essa regulamentação?, garantiu Ireuda. A vereadora define o grafite como arte e pichação como uma poluição visual.
O assunto tem sido destaque após o prefeito de São Paulo, João Dória Jr., apagar os grafites passando tinta cinza em pinturas na capital paulista. Questionada sobre a ligação do projeto de indicação com a atitude do prefeito, a vereadora afirma que não passa de mera coincidência. “Não tem nada a ver, foi uma coincidência. Embora eu seja contra a atitude dele, o que eu quero é regulamentar uma cultura já tão forte em Salvador”, explica.
Ainda segundo Ireuda, alguns artistas já a procuraram para saber detalhes do projeto. “Estamos marcando uma reunião para eles ficarem por dentro de tudo. Até já pedi que alguns deles façam uma pintura de grafite no meu gabinete”.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.