Geral

DOENÇA MISTERIOSA: Bahia firma parceria com os EUA para investigar 64 casos já notificados

DOENÇA MISTERIOSA: Bahia firma parceria com os EUA para investigar 64 casos já notificados

Por Da Redação

DOENÇA MISTERIOSA: Bahia firma parceria com os EUA para investigar 64 casos já notificadosDivulgação Sesab

Um acordo de cooperação internacional entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Ministério da Saúde e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control – CDC), dos Estados Unidos, será firmado para intensificar as investigações dos 64 casos notificados de mialgia aguda, cuja causa ainda é indefinida. Os detalhes foram discutidos nesta quarta-feira (1/2), em reunião que contou com a presença do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e dos representantes do Ministério da Saúde, Wildo Navegantes, e do CDC, Raquel Miranda e Amy Kasper.


De acordo com o subsecretário da Saúde do Estado, Roberto Badaró, que também esteve presente no encontro, a escolha do CDC se deu em função de experiências anteriores bem-sucedidas, a exemplo da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), Zika e suas associações.


LEIA MAIS: VEJA FOTOS: Posto oferece gasolina gratuita para quem abastecer de biquíni e salto alto


O subsecretário explica que o primeiro passo será sistematizar os trabalhos, criar protocolos e definir fluxos para realizar a pesquisa. “Será preciso revisitar prontuários e analisar o banco de dados construído nestes dois meses e, se necessário, ouvir os pacientes e profissionais de saúde que atenderam estas pessoas”, afirma o subsecretário.


Na avaliação de Fábio Vilas-Boas, a cooperação com agências internacionais visa acelerar as investigações. “O objetivo da parceria com o CDC é somar esforços com os institutos de pesquisa brasileiros, a exemplo da Fiocruz, que estão analisando os casos”, pontua o secretário.


Casos


Entre os dias 14 de dezembro de 2016 e 24 de janeiro de 2017 foram notificados 64 casos suspeitos de mialgia aguda. Destes, 60 apenas em Salvador. Os municípios de Vera Cruz, Dias D’Avila, Camaçari e Alcobaça registraram um caso cada. No entanto, do total de notificações, apenas 33 se enquadram na definição de casos suspeitos de mialgia aguda súbita.


Os sintomas são: dor muscular intensa, de início súbito, acometendo principalmente a região cervical e de trapézio, associada a dores nos braços e/ou dorso, coxas, panturrilhas sem causa aparente e elevação de creatinofosfoquinase (CPK).


LEIA MAIS: DÍVIDA ASSASSINA: Homem é preso após matar amigo por R$ 10 no interior da Bahia


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.