SÉCULO XXI?: Apenas 12% dos candidatos eleitos no Brasil são mulheres
SÉCULO XXI?: Apenas 12% dos candidatos eleitos no Brasil são mulheres
Nova análise da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) informou que apenas 12% dos candidatos eleitos no primeiro turno das eleições municipais deste ano são mulheres. Proporcionalmente, a região Nordeste, a mesma que foi avaliada por uma pesquisa do Instituto Econômica de Pesquisa Aplicada (Ipea) como a pior para uma mulher viver, foi a que mais elegeu mulheres para os cargos de prefeito. O índice da região foi de 15,99%, seguidos do Norte, com 14,80%, e do Centro-Oeste, com 12,58%.
A pesquisa lança luz à problemática da posição da mulher no cenário político atual. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres ocupam apenas 10% das cadeiras da Câmara dos Deputados e 14% do Senado.
Aparentemente, nem mesmo a Lei nº 12.034, que determina a obrigatoriedade de um percentual mínimo de 30% de mulheres nas disputas, será capaz de frear o machismo incipiente da sociedade e do contexto político brasileiro. Resta saber o quão representativa poderá ser, para as mulheres, gestões, em sua grande maioria, formadas por homens.