Geral

SÉCULO XXI?: Apenas 12% dos candidatos eleitos no Brasil são mulheres

SÉCULO XXI?: Apenas 12% dos candidatos eleitos no Brasil são mulheres

Por Da Redação

SÉCULO XXI?: Apenas 12% dos candidatos eleitos no Brasil são mulheresReprodução

Nova análise da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) informou que apenas 12% dos candidatos eleitos no primeiro turno das eleições municipais deste ano são mulheres. Proporcionalmente, a região Nordeste, a mesma que foi avaliada por uma pesquisa do Instituto Econômica de Pesquisa Aplicada (Ipea) como  a pior para uma mulher viver, foi a que mais elegeu mulheres para os cargos de prefeito. O índice da região foi de 15,99%, seguidos do Norte, com 14,80%, e do Centro-Oeste, com 12,58%.


A pesquisa lança luz à problemática da posição da mulher no cenário político atual. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres ocupam apenas 10% das cadeiras da Câmara dos Deputados e 14% do Senado.


Aparentemente, nem mesmo a Lei nº 12.034, que determina a obrigatoriedade de um percentual mínimo de 30% de mulheres nas disputas, será capaz de frear o machismo incipiente da sociedade e do contexto político brasileiro. Resta saber o quão representativa poderá ser, para as mulheres, gestões, em sua grande maioria, formadas por homens.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.