Geral

CHIKUNGUNYA: Hospital de Salvador recusa sangue de moradores da região sul do estado

CHIKUNGUNYA: Hospital de Salvador recusa sangue de moradores da região sul do estado

Por Da Redação

CHIKUNGUNYA: Hospital de Salvador recusa sangue de moradores da região sul do estadoReprodução

A história se repete… O Hospital Aliança, uma das maiores instituições privadas do estado, não está aceitando doações de sangue de moradores de Itabuna, Ilhéus, Itacaré e municípios vizinhos. Em março deste ano, a unidade médica tinha feito a mesma proibição para os moradores de Feira de Santana. O que difere agora em ambas as situações é o motivo.


Em Feira, a justificativa apresentada foi os altos índices de contaminação pelo zika vírus na região. Agora, Itabuna e as cidades do sul do estado sofrem por conta “da febre Chikungunya”.


LEIA MAIS: Por Zika Vírus, hospitais em Salvador recusam sangue de moradores de Feira de Santana


Em um documento fornecido pelo próprio hospital, o setor de hemoterapia  lista “orientação para a doação de sangue”. No item 17:  “Viagem ao exterior /região de Ilhéus e Itabuna no último mês (ligar p/informações) “


whatsapp-image-2016-10-08-at-07-45-02


O Aratu Online tentou o contato com a assessoria do hospital, mas não obteve êxito. Porém, funcionários do setor de hemoterapia, que pediram para não ser identificados, confirmaram a motivação. Segundo eles, é uma recomendação do Ministério da Saúde do Governo Federal.


“A ordem que recebemos foi essa, que foi passada à direção do Hospital pelo Ministério da Saúde Federal (sic.)… a causa é por conta do alto índice dos casos de Chikungunya registrado nas cidades do sul do estado. Antes, não estávamos recebendo doações de sangue de Feira de Santana, na época era por conta da Zika, agora é a Chikungunya. Recebemos ordens é temos que cumprir”, disse uma funcionária do setor de Hemoterapia.


No último boletim publicado pela Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), do último dia 16 de setembro, há informação de que somente “No ano de 2016, observam-se até a S.E. 37 (13/09/2016), 55.128 casos suspeitos de Zika, 47.895 casos suspeitos de Chikungunya e 62.892 casos prováveis* de Dengue no estado da Bahia, representando uma incidência de 362,55 casos/100 mil hab., 313,0220 casos/100 mil hab. e 413,7 casos/100 mil hab., respectivamente”.


No informe, são destacados ainda dez municípios do sul do estado que concentram aproximadamente 55,8% do total de casos de Chikunguya registrado em toda Bahia. Itabuna ostenta a liderança do ranking. Ao todo, foram 12071 número de casos suspeitos e incidência de 5494,8. Já Ilhéus, outra cidade do sul do estado, vem logo atrás. São 4357 casos suspeitos e incidência de  2417,7.


Confira na tabela abaixo: 


2016-10-08-09_03_03-boletim-epidemiogico-n-14-dengue-_chikungunya_zika_final


As cidades do sul do estado, também, concentram as maiores frequências de casos suspeitos de Zika. Itabuna, mais uma vez, lidera o ‘ingrato’ ranking. Ao todo, são 16718 números de casos suspeitos no município, incidência de 7610,2. Confira: 


2016-10-08-09_05_33-boletim-epidemiogico-n-14-dengue-_chikungunya_zika_final


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.