Ato em favor da democracia na Barra acontece sem licença da Sucom, diz prefeitura
Ato em favor da democracia na Barra acontece sem licença da Sucom, diz prefeitura
Neste domingo (1º), manifestantes fazem o “Grande Ato dos Trabalhadores e Trabalhadoras pela Democracia”. O Farol da Barra serve como palco para o evento, que, por sua vez, não tem autorização da Prefeitura.
Em nota encaminhada à imprensa, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) informa que “A Prefeitura Municipal do Salvador, através da Secretaria de Urbanismo, vem dar conhecimento ao público, que o evento que está sendo realizado hoje no Farol da Barra não está licenciado, nem conta com a autorização dos diversos órgãos municipais. Por se tratar de um evento com trio elétrico e atrações artísticas, os organizadores deveriam ter requerido licenças municipais o que, além de atender a legislação, garantiria o melhor ordenamento, como por exemplo o apoio da Transalvador, da Limpurb e da Semop, evitando transtornos para os moradores e visitantes da região. Ademais, o licenciamento perante a CLE permitiria garantir a segurança das estruturas para as pessoas que estiverem participando”.
O texto prossegue com a prefeitura fazendo um alerta “que há diferença entre o direito constitucional de manifestação, que necessita apenas de um comunicado aos órgãos municipais, e a realização de eventos de maior porte, com uso de trio elétrico, bandas, etc. De acordo com a legislação, esse tipo de evento exige licenciamento – o que não foi requerido pelos organizadores”.
Por fim, ressalta que “A Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) já enviou fiscais para o local e procederá as ações previstas em lei, que incluem a aplicação de multa aos organizadores. O secretário do Silvio Pinheiro alerta “que nenhum partido, entidade, ou autoridade está acima das leis e devem observar o direito de todos.”.