‘UBER DA DEPRESSÃO’: Usuária do serviço de transporte denuncia ataque violento de taxistas no Rio Vermelho
‘UBER DA DEPRESSÃO’: Usuária do serviço de transporte denuncia ataque violento de taxistas no Rio Vermelho
A estudante de Engenharia Thaiani Divino, de 26 anos, nunca imaginou que poderia viver momentos de terror ao utilizar o aplicativo Uber em Salvador. Acompanhada da mãe e do namorado, a jovem teve o carro que usava atacado por taxistas furiosos no último sábado, no bairro do Rio Vermelho.
Conforme relatou em uma rede social, o veículo em que a estudante estava foi perseguido e cercado por taxistas, que passaram a ameaçar os passageiros e motorista. Ainda segundo a jovem, a confusão começou quando os passageiros estavam prestes a descer do veículo, na Rua Odilon Santos.
De acordo com o relato, a corrida já se aproximava do destino e a usuária já havia avaliado o serviço com a nota máxima, 5 estrelas, quando um taxista se aproximou do veículo e começou a gritar: ?Você é Uber, você é Uber!?, enquanto batia no capô do veículo. A partir daí, segundo o relato, começou uma perseguição do taxista ao Uber, um veículo da marca Renault Logan.
?Ficamos muito assustados e o motorista pediu desculpas, dizendo que não poderia nos deixar ali, pois não tinha como parar. Tentou nos fechar por várias vezes, nos cortou, encostava na nossa traseira?, conta a jovem.
A turista contou ainda que, logo na frente, após várias investidas contra o veículo, o Uber foi cercado por outros táxis, supostamente avisados pelo ?taxista X?, como a jovem apelidou o primeiro taxista.
Ainda segundo o relato, ?X? tentou abrir as portas do carro e conseguiu abrir a dela, que estava atrás.
?Tentou me puxar pelo braço para que eu saísse do carro, mas eu resisti e meu namorado saiu do carro, mandando que ficasse longe de mim. Fechei a porta assustada, travei o pino. Nossa tia, que estava conosco, começou a passar mal dentro do veículo?, explicou.
Com medo, a passageira resolveu ligar para o 190. A polícia chegou e apreendeu o veículo Uber, levado para a Transalvador. A polícia ainda acompanhou passageiros e motorista até a Central de Flagrantes.
?x, sem a mínima hombridade, negou tudo que havia feito conosco. Deixei claro que iria prestar queixa contra ele: fui constrangida, coagida, agredida. Rapidamente, ele, “arrependido” veio se desculpar e explicar seu ponto de vista. Fomos à delegacia. Todos os taxistas nos seguiram. Demos queixa, relatei o mesmo depoimento aqui descrito. Ele também relatou a parte dele (Negando tudo que eu havia dito, obviamente)?, continuou o relato.
?Saímos da delegacia, e lá estava X e os amigos taxistas, esperando a gente do lado de fora, para nos coagir novamente. Gritavam coisas que fiz questão de não entender, viramos o rosto e só consegui ouvir “VAI DE UBER, AGORA, [xingamentos]!!”. E digo: vou sim! Vou de UBER quantas vezes for preciso. Depois do que passamos ontem, espero nunca mais precisar entrar em um taxi?, concluiu.
ATAQUES
Outros usuários também relataram ataques de taxistas aos Ubers nas redes sociais. Na madrugada desse domingo (24/4), dois motoristas do Uber tiveram seus carros apedrejados em dois bairros da região Centro-Sul de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Outro caso aconteceu na mesma região, na madrugada do último sábado (23/4), quando uma passageira ficou ferida após receber pedradas de um taxista.
Já em Recife, capital de Pernambuco, um estudante de direito foi confundido com motorista do Uber na tarde deste sábado (23/4) e teve o carro batido por um taxista. Ao sair do veículo para resolver o problema, sofreu agressões físicas dele e de outros dois taxistas.
Na madrugada do domingo (24/4), o estudante de administração Gabriel Paes fazia a rota da Zona Sul para a Zona Norte de Recife, acompanhado por dois amigos em um veículo Uber, quando foram perseguidos por um taxista e, na fuga, o carro precisou pegar uma faixa na contramão na Agamenon Magalhães. O estudante filmou toda a ação.
Confira: