CONTINUA A NOVELA: Juiz de São Paulo aceita pedido de liminar e Lula não pode assumir ministério
CONTINUA A NOVELA: Juiz de São Paulo aceita pedido de liminar e Lula não pode assumir ministério
O juiz federal Luciano Tertuliano da Silva, substituto na cidade de Assis, interior de São Paulo, aceitou um pedido que suspende o direito do ex-presidente Lula em assumir o cargo de ministro da Casa Civil do governo Dilma. Com a decisão, o ex-presidente não pode chefiar a pasta para qual foi nomeado na última quinta-feira (18/3).
Esta é a terceira decisão que suspende Lula como chefe da Casa Civil. A primeira havia sido concedida pela 4ª Vara Federal do Distrito Federal e foi suspendida ainda na noite de quinta-feira (18/3) pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Já a outra foi ‘derrubada’ na tarde desta sexta-feira.
No pedido de suspensão da segunda liminar, a AGU havia esclarecido que Lula continuará ?sujeito a responder por todos os atos que supostamente tenha cometido?. A Advocacia-Geral também lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por analisar denúncias contra ministros, tem sido extremamente severo em julgamentos criminais, pois representam a alta corte do país.
Em Salvador, uma ação encabeçada pelo advogado Cláudio Guedes tenta também impedir a posse do ex-presidente. O processo, de número (00076299220164013300), será analisada pelo juiz Carlos D?Ávila Teixeira.