Geral

Ibametro intensifica fiscalização de artigos da ceia natalina

Ibametro intensifica fiscalização de artigos da ceia natalina

Por Da Redação

Ibametro intensifica fiscalização de artigos da ceia natalina

Além da fiscalização de brinquedos, a Operação Natal Seguro realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) vistoria também os produtos pré-medidos que integram a ceia natalina, entre eles panetones, peru, chester, frutas cristalizadas, roscas e queijo cuia. A operação acontece na capital e interior do Estado, no período de 07 a 18 de dezembro. A fiscalização está sendo realizada em todo o país através dos órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) nos estados. O Ibametro é autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e órgão delegado do Inmetro para a Bahia.


?Intensificamos a fiscalização de produtos pré-medidos, aqueles embalados e medidos sem a presença do consumidor, que são amplamente vendidos no período do Natal, com o objetivo de proporcionar à população uma maior segurança na aquisição desses artigos presentes nas festas de final do ano?, explica o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.


A coordenadora da área de pré-medidos Cíntia Lé informa que, durante a Operação Natal Seguro, são recolhidas amostras para exames no laboratório do Ibametro, na Pituba, onde são feitas análises para checagem se o conteúdo do produto (peso real) condiz com o informado na embalagem. ?Nossa fiscalização visa retirar do mercado produtos que estejam lesando o consumidor, bem como evitar que ele adquira produtos com o peso abaixo do indicado na embalagem?, destaca a coordenadora.


Comprovada a irregularidade, o estabelecimento comercial é autuado e passa a enfrentar processo administrativo, podendo pagar multa de até R$ 1,5 milhão. ?O valor da multa depende de alguns fatores, como o tipo de irregularidade encontrada na fiscalização e a reincidência no erro, o que agrava a situação do estabelecimento?, explica Randerson Leal A empresa tem um prazo de dez dias para apresentar a defesa. A depender do grau de irregularidade, o produto pode até ser retirado do mercado.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.