Geral

Ouvidoria de Salvador registra mais de 250 mil atendimentos em 2015

Ouvidoria de Salvador registra mais de 250 mil atendimentos em 2015

Por Da Redação

Durante este ano de 2015, a Ouvidoria Geral do Município (OGM) tem atuado tanto no registro, acompanhamento e cobrança de soluções para as demandas dos cidadãos junto aos órgãos municipais, quanto na intermediação em situações de crise, através do diálogo com as comunidades. A agilização das demandas através da modernização dos canais de atendimento foi a marca da atuação do órgão este ano. Pelo Programa Fala Salvador, que envolve ligações para o 156, Portal Fala Salvador na internet e atendimento presencial da Ouvidoria tanto na sede da instituição, no Comércio, como nas visitas aos bairros, foram registradas de 1º de janeiro a 14 de dezembro 249.563 manifestações dos soteropolitanos.


Do total, 59% dos registros são pedidos de informação, 34,83% referentes à solicitação de serviços e os demais 6,17% distribuídos entre reclamação, denúncia, sugestão e elogio. O levantamento da Ouvidoria revela ainda que as secretarias municipais de Ordem Pública (Semop), da Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Smed) e de Urbanismo (Sucom) reúnem juntas 52,36% das manifestações. Os serviços mais demandados são os de iluminação pública (35,43%), agendamento do programa Salvador Primeiro Passo (9,38%) e fiscalização do transporte público por ônibus (5,65%). Através da atuação em conjunto com os demais órgãos municipais, foram solucionadas durante todo o ano 88% das solicitações.


Neste ano a OGM esteve em 153 bairros e 253 solicitações de serviços foram apontados pessoalmente pelos cidadãos durante as visitas e todas elas encaminhadas aos órgãos competentes. Dos serviços demandados foram 130 canais, córregos e valas, 80 encostas, 280 escadarias, 115 ruas para recapeamento e 270 campos e quadras para construção ou reforma.


Ações de destaque – A Ouvidoria também esteve presente nos três grandes programas de 2015: o Ouvindo Nosso Bairro, Salvador Bairro a Bairro e o Gabinete da Prefeitura em Ação. Nas ocasiões, foram feitos registros de solicitações e avaliação dos serviços públicos municipais prestados pelos órgãos da Prefeitura. Para aperfeiçoamento das atividades, a OGM contribuiu para encontros nacionais de Ouvidoria no sentido de compartilhar experiências, assim como a promoção dos 10 anos de atuação no município para avaliação e reformulação do papel dos ouvidores como elemento estratégico da gestão.


Durante a Operação Chuva a OGM atuou em parceria com as demais secretarias da Prefeitura no sentido de prestar atendimento a todo tipo de ocorrência, através do Disque Salvador 156 e Portal Fala Salvador. A equipe de Precursão da Ouvidoria percorreu diversos pontos da cidade, acompanhando e encaminhando em caráter de urgência as situações consideradas de maior perigo. Os serviços mais demandados e realizados foram a limpeza de bueiros e canais, deslizamentos, imóveis em risco, remoção de árvore caída em via pública e estabilização de encosta. Ainda durante o período chuvoso, relatórios gerenciais foram enviados diretamente ao Gabinete da Prefeitura como forma de coletar e viabilizar ações imediatas à comunidade. Em alguns casos, os registros eram enviados em caráter de urgência por um aplicativo de mensagens instantâneas.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.