Dia de protestos anti-governo é termômetro para impeachment
Dia de protestos anti-governo é termômetro para impeachment
Manifestantes contrários ao governo federal voltaram às ruas neste domingo para pressionar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.
A estimativa foi de atos em cerca de cem cidades do país, incluindo todas as capitais. A data foi escolhida a dedo pelos organizadores das manifestações – uma referência aos 13 anos de gestão do PT no Planalto e ao número do partido.
“No dia 13, vamos tirar o 13 do poder”, era a inscrição na página do Facebook do grupo Revoltados Online, um dos organizadores dos atos. A página, desde o amanhecer, traz fotos de bonecos infláveis de Dilma e do ex-presidente Lula caracterizados como presidiários.
Segundo os organizadores, os protestos sincronizados foram marcados às pressas, logo após o acolhimento pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do pedido de impeachment contra a presidente.
A contraofensiva deve acontecer na próxima quarta-feira, dia 16, quando organizações sindicais e movimentos sociais pró-governo como MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) realizarão manifestações contra o impeachment.
Estratégia
Durante toda a semana, grupos como o Movimento Brasil Livre (MBL) disseram não esperar protestos do porte dos anteriores, por força do tempo reduzido para mobilização.
Os últimos, realizados em 15 de março, 12 de abril e 16 de agosto, reuniram milhares de pessoas pelo país em cada edição.
Governo e oposição veem os atos como um primeiro termômetro das ruas diante do processo de impeachment. A quantidade de pessoas que forem às ruas neste domingo seria determinante para a estratégia do Planalto diante do pedido.
Na manhã deste domingo, grupos já se manifestavam vestindo camisetas verde-amarelas em pelo menos dez cidades. Em Brasília, a PM estimava a presença de 500 a 600 pessoas na Esplanada dos Ministérios – a organização falava em 2 mil.
Pelo menos sete carros de som devem passar pela avenida Paulista, onde o evento acontece em São Paulo.